A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Corpo e mente em movimento: a chave para a boa saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 03/03/2022
  • Compartilhar:

Quem acompanha minhas matérias, sabe que, na sua maioria, sempre aconselho e indico à prática de exercícios físicos. Ora, todos nós sabemos que ao praticá-los regularmente teremos uma vida mais saudável.

         Mas, você já parou para pensar nos vários benefícios que ela proporciona?

         Os benefícios dos exercícios físicos regular, vão além de uma questão estética. Pois, à medida que os músculos se estressam e se fatigam, aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável por proporcionar uma sensação de bem-estar geral, melhorando o humor, trazendo paz e tranquilidade. Diminuindo assim, o estresse, a ansiedade e a depressão.

         Para a fisioterapeuta especialista em oncologia da ABRALE, Ana Paula Oliveira Santos, “a prática regular de atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa forma, melhora dores, condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e desempenho cognitivo”.

         Ela, tem o poder de ajudar a pessoa a dormir melhor; turbinar o cérebro, você pensa melhor, sua memória, e a capacidade de aprendizado aumentam; os ossos ficam mais densos e mais fortes, prevenindo a osteoporose; fortalece as articulações, seu humor melhora, você fica mais alegre, e tem mais prazer em viver; promove uma sensação de bem-estar geral; seu corpo fica mais flexível; sua imunidade e autoestima aumentam; seus músculos criam massa, ou seja, você ganha massa muscular; aumenta a força e a resistência muscular; sua disposição é renovada; o coração bombeia melhor o sangue, diminuindo a pressão arterial; e ajuda a controlar a glicemia.

         Diminui doenças causadas pelo sedentarismo, como: obesidade, diabetes, hipertensão, insônia e o câncer principalmente os de cólon, endométrio e o de mama.

         Estes são alguns dos benefícios, que os exercícios físicos trazem a boa saúde.

         Nós, seres humanos fomos criados para estar em constante movimento, pois, corpo e mente precisam estar em movimento, uma vida sedentária não é boa para ninguém, salvo se você tirar algum problema que não possa fazê-lo. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, é bom procurar um médico, que possa avaliá-lo e orientá-lo, qual o melhor exercício para você, e se você pode realizá-los com segurança.

         E qual o melhor exercício?

         O melhor exercício é aquele que você gosta, e que você se identifica, se você gosta de nadar, nade. Se você gosta de caminhar, caminhe. Se você gosta de correr, corra. Se você gosta de malhar numa academia, malhe.

         Agora, se você não está acostumado a se exercitar, não vá com muita sede ao pote, não queira exagerar, pegando pesos absurdos ou caminhando vários quilómetros e depressa logo no primeiro dia, além de você correr o risco de sofrer algum tipo problema de saúde, como um AVC, ou se machucar, você pode no outro dia acordar com dores no corpo todo e desanimar.

         O importante a regularidade e não a intensidade. Comece a se exercitar devagar, sem exagero e aos poucos vá aumentando. Mas, não desista, 30 minutos por dia, ou 1 hora 3 vezes por semana, dizem os especialistas é o ideal.

         Vá se exercitar mesmo sem vontade, aos poucos a medida que os resultados forem aparecendo, você vai aprender a gostar, e tornará um hábito.

         Pense no exercício físico como um poderoso remédio, que traz vários benefícios, previne as principais causas de mortes, é barato, e promove a saúde e o bem-estar.

         Por tudo isso, deixe a preguiça de lado, coloque uma roupa confortável, um tênis vá se exercitar, e seja mais saudável e feliz.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.