A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Conselhos para uma vida saudável e plena


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 04/01/2024
  • Compartilhar:

Neste novo ano que se inicia quero trazer alguns conselhos, que se seguidos podem ajudá-lo a ter uma vida mais saudável e plena. Lembrando que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Ao acordar não corra para as redes sociais, antes, leia algo como a bíblia ou algum livro que você goste. Medite uns minutos, eleve seus pensamentos para o alto, e faça uma oração.

       Canse o corpo para descansar o cérebro.

Faça alguma atividade física que você goste, uma caminhada, andar de bicicleta, academia, não importa, o importante é despertar os músculos, e oxigenar o cérebro. Nem que para isso você precise acordar mais cedo. Garanto que, você só colherá bons resultados e frutos.

       Coma, se alimente, sem pressa e descubra os sabores e o prazer dos alimentos. Desfrute do conforto que uma boa xícara de café pode te proporcionar. Cheiros e aromas tem o poder de transportar para o passado, e te fazer lembrar de momentos de sua vida que você não lembrava mais, e que te trazia alegria ao seu coração, como aquele bolo de sabor inconfundível que sua avó amada fazia, ou aquele churrasco que seu pai fazia como ninguém, ou ainda aquela torta que sua mãe fazia que exalava um perfume que aquecia a sua alma. Por isso o ato de se alimentar é um momento sagrado que deve ser feito com calma.

       Durma bem, assim você acordará revigorado e cheio de disposição.

       Aprenda a respirar e meditar, e desfrute de uma paz interior sem igual.

       O ritual do banho deve ser feito com tranquilidade pois, à medida que a sujeira vai embora pelo ralo, o cansaço, a preguiça, também se despedem. Ao ensaboarmos o corpo, uma sensação de bem-estar toma conta. O suor dá lugar ao perfume. Os músculos relaxam. E a energia enfim é renovada.

       Aprenda a contemplar o belo, procure ver beleza em tudo, na natureza, e nas pequenas coisas.

Ilustrativa/Freepik

       Procure abraçar mais as pessoas amadas e que você quer bem.

       Dê risada dos seus erros, afinal errar é humano, não queira ser perfeito o tempo todo. É verdade que devemos dar o melhor de nós em tudo o que fazemos, mas a busca da excelência não deve se tornar uma obsessão, e tirar o seu equilíbrio emocional.

       Tenha bom humor, não leve tudo a ferro e fogo.

       Não desanime diante das dificuldades que a vida apresenta, pois, não há céu sem tempestade e nem caminhos sem pedras.

       Procure respeitar os limites individuais do seu corpo e fique atento aos sintomas que indiquem que você precise parar e moderar o esforço. Não ignore os sinais. Como numa bela música se faz necessário as pausas para dar mais brilho e força a próxima nota, assim é conosco, precisamos parar e descansar para produzir e pensar de forma mais clara e sensata.

Mergulhe no profundo silêncio, e encontre respostas para a suas indagações.

Separe um tempo só para você. Descanse, relaxe, medite. Fique em silêncio, mas não use esse tempo na companhia de um celular, televisão ou afins. Só você mesmo, feche os olhos, ouça os sons da natureza, respire profundamente. Porque, para podermos organizar as ideias é necessário desacelerar.

Aliás, o silêncio acalma nossa alma e equilibra nossas emoções, e traz paz interior, que nos presenteia com saúde emocional, tão importante e necessária nos tempos que estamos vivendo. Quando as emoções estão equilibradas encontraremos a tão sonhada felicidade.

Seja grato. Agradeça sempre, ao invés de reclamar e maldizer. Para ser feliz primeiro é necessário ter um coração grato. Seja grato pelo alimento que você come todos os dias, pela sua cama cheirosa e quentinha que te conforta, pela sua família, pelo seu trabalho, pelo seu estudo.

       Exercer a gratidão é libertador e aliado ao perdão, libera o amor, que limpa o seu coração dos sentimentos ruins, como a angústia, o medo, a raiva e o ódio. Liberte-se de mágoas passadas, purifique o seu coração através do perdão.

       Aprenda a viver com pouco, e valorize o que é realmente importante. Permita sentir prazer nas pequenas coisas. Sinta alegria de viver.

Por fim, deixe o estresse, o nervosismo e a ansiedade de lado, a vida é única e merece ser vivida com alegria e leveza. Feliz ano novo a todos.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.