A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Beleza e Saúde


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 13/09/2019
  • Compartilhar:

Por que não falar de beleza quando o assunto é saúde, na verdade saúde e beleza estão intimamente ligados.

Ser saudável também implica no nosso bem estar. Se estamos contentes com a nossa pele, mudamos a nossa postura e a forma que nos relacionamos com as outras pessoas.

Se a pessoa está satisfeita com o que ele vê por fora, ela se sentirá bem por dentro e sua autoestima aumentará, consequentemente se sentirá realizada e bem com ela mesma capaz de atrair bons fluídos irradiando alegria e exibindo um largo sorriso embelezando seu rosto. 

Ao passo que a baixa autoestima faz com que ela não tenha confiança nela mesma, a pessoa se torna triste e incapaz de realizar pequenas tarefas diárias e trazendo rugas de preocupação e tristeza.

Cuidar da beleza não é só vaidade também é uma forma de preservar a saúde. É um aspecto do viver saudável que implica em um conjunto de atividades realizadas por cada um com o objetivo de manter a saúde e o bem-estar. 

A população brasileira está envelhecendo e a expectativa de vida cada vez maior. Mas é preciso envelhecer bem e de maneira saudável. A prevenção é a chave, com hábitos saudáveis é perfeitamente possível.  É preciso cuidar do corpo e da aparência.

Vejamos alguns fatores que são verdadeiros vilões para a sua saúde e beleza e aliados que combatem o envelhecimento:

- SOL: A exposição excessiva ao sol provoca manchas, alterações no tônus e redução da hidratação da pele, além do aumento do risco de câncer de pele.

O seu grande aliado é o uso diário de protetor solar e exposição ao sol antes das 10 horas e após as 16 horas.

- TABAGISMO: Reduz a vascularização da pele, modifica seu metabolismo e favorece múltiplas alterações, aumenta o risco de várias doenças tais como asma, câncer de pulmão e esôfago entre outros.

Portanto NÃO FUME.

- SONO: O sono limitado ou de má qualidade interfere no metabolismo de todo o corpo e também na pele.  A pessoa fica mau-humorada e sua capacidade de concentração é afetada.

Respeite um período mínimo de sono, o ideal é 8 horas diárias, esta quantidade de horas varia de pessoa para pessoa algumas precisam de mais outras de menos.

- ÁLCOOL: Seu consumo em excesso produz uma série de agentes nocivos ao organismo e também interfere na qualidade da pele.

Sendo assim procure consumir bebidas álcoolicas moderadamente.

- ALIMENTAÇÃO: Entre os vilões de uma pele viçosa e saudável destacam-se excesso de doces, sal, gordura trans, apimentados, embutidos, fast food, cafeína e carne vermelha.

Procure ter uma dieta rica e equilibrada, procure um nutricionista. “Você é o que come.” Substitua carboidratos processados, evite frituras. Coma frutas e verduras.

Beba bastante água (8 copos diários) que auxilia na hidratação cutânea.

-ATIVIDADE FÍSICA: O sedentarismo está relacionado a uma série de doenças sistêmicas.

Faça exercícios, no mínimo quatro vezes por semana; além de fazer bem para o corpo e pele traz um bem estar, acalma a alma e melhora a nossa autoconfiança reduzindo o stress.

-POLUIÇÃO: Pode causar ressecamento, irritação e outras alterações na pele.

Use protetor solar, hidratante a higienização correta da pele minimizam estes efeitos.

Procure relaxar, ler um bom livro, vá ao cinema, namore a pessoa amada, realize atividades que lhe transmite prazer e alegria.

Enfim procure ter uma boa qualidade de vida, fuja de situações estressantes, procure manter a calma, tenha bons hábitos de vida e ame-se e por fim tenha momentos de meditação em silêncio é nele que encontramos resposta que procuramos e funciona como canal direto de comunicação com Deus. Seja feliz.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.