Curta o verão, mas sem se queimar
Com a chegada do verão devemos redobrar os cuidados com a nossa saúde. O astro rei tem a cada ano demostrado seu poder, e se não nos cuidarmos os raios solares que ele emite podem trazer muitos problemas à nossa saúde.
Envelhecimento precoce, câncer de pele, desidratação são alguns deles, mais hoje quero falar sobre a insolação que é tão comum nesta época do ano.
A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol ou em consequência de uma desidratação extrema. A pessoa perde a capacidade de resfriar o corpo, pois a temperatura corporal aumenta e o mecanismo de transpiração falha, ou seja a pessoa para de suar; ela pode ficar sonolenta e confusa mentalmente. Os órgãos internos, como o cérebro, rins e o coração podem entrar em sofrimento.
Passar muito tempo exposto ao sol sem proteção, praticar atividades físicas intensas sob a luz solar, usar roupas em excesso ou ficar sem se hidratar por muito tempo são algumas causas que levam à insolação.
Os sintomas são febre alta, mal estar, fraqueza, dificuldade de respirar, dor de cabeça, pele seca, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, náuseas, diarreia, desmaios, pele quente avermelhada e seca, extremidades arroxeadas, pode aparecer bolhas e queimadura de pele.
A insolação também pode ser causada em um tempo nublado pois é a radiação que causa e não necessariamente a luz solar, por isso é fundamental o uso de filtro solar inclusive em dias sem sol.
Dicas de como prevenir uma possível insolação:
- Evite se expor ao sol entre 10 e 16 horas.
- Ao ir para praia, piscinas ou lugares onde tem muito sol procure sombras naturais, ou guarda-sol de algodão ou lona.
- Beba sempre muita água, sucos naturais ou água de coco.
- Faça uso de chapéus ou bonés, roupas leves e claras e que cubram boa parte do corpo e que fiquem apertadas no corpo.
- Procure se exercitar no final da tarde, quando o sol estiver menos nocivo e lembre-se de levar uma garrafinha de água.
- Nunca se esqueça de passar filtro solar com (FPS) igual ou superior a 30, passe meia hora antes de sair de casa e reaplique a cada 2 horas.
- Para evitar queimaduras e manchas na pele, evite passar perfume quando for à praia ou piscina.
- Crianças e idosos sempre esquecem de beber água, então sempre ofereça água e sucos para eles.
- Consuma alimentos leves tais como frutas e verduras.
- Evite ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, pois o risco aumenta.
O tratamento consiste em reduzir a temperatura corporal da pessoa e hidratar bastante o organismo.
Se houver um episódio de insolação, o importante é resfriar o corpo e manter hidratado. Tire a pessoa do sol e do calor, procure um lugar fresco e arejado, ofereça água ou água de coco, que é muito hidratante. Remova o possível de roupas. Coloque a pessoa em uma banheira com água fria, não gelada ou borrife água fria sob a pele e faça compressas de água ou soro fisiológico. Ou encaminhe à um banho frio ou envolva em panos ou roupas encharcadas.
As compressas de água fria devem ser aplicadas na testa, pescoço, axilas e virilhas. Se estiver consciente, a pessoa deverá ser mantida em repouso e recostada (cabeça elevada.
Procure atendimento hospitalar se a temperatura for igual ou superior a 39 graus, se apresentar vômitos, confusão mental, desmaio ou não conseguir ingerir líquido.
Curta e aproveite o verão, mas sem se queimar. Boas férias à todos.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.