A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


As Pragas do Apocalipse


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 26/06/2020
  • Compartilhar:

É interessante o que as pessoas fazem quando estão desesperadas. Alguns apelam para a política, outros para a bebida, outros para as notícias falsas e muitos, embora bem intencionados, começam a buscar textos na Bíblia, os quais interpretam erradamente, e começam a apavorar o mundo com explicações absurdas e postagens sem nexo nas redes sociais.

E é nesse particular que eu, como pastor, quero dar minha contribuição. Eu participo do mesmo pensamento de Lutero, o qual dizia que a Bíblia explica a ela mesma. Nunca usarei a Bíblia para explicar o que penso, mas procurarei compreender o que a Bíblia ensina para poder moldar o que penso a esse ensino.

Ultimamente tenho visto pessoas anunciando que o covid-19 e a invasão de gafanhotos são pragas do Apocalipse. Então, para quem ainda não sabe, listarei abaixo as pragas, conforme ensina o livro de Apocalipse:

1.a praga:

“Saiu, pois, o primeiro anjo e derramou a sua taça pela terra, e, aos homens portadores da marca da besta e adoradores da sua imagem, sobrevieram úlceras malignas e perniciosas”. Apocalipse 16:2.

2.a praga:

“Derramou o segundo a sua taça no mar, e este se tornou em sangue como de morto, e morreu todo ser vivente que havia no mar”. Apocalipse 16:3.

3.a praga:

“Derramou o terceiro a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue”. Apocalipse 16:4.

4.a praga:

“O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo”. Apocalipse 16:8.

5.a praga:

“Derramou o quinto a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino se tornou em trevas, e os homens remordiam a língua por causa da dor que sentiam”. Apocalipse 16:10.

6.a praga:

“Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol”. Apocalipse 16:12.

7.a e última praga:

“Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está!” Apocalipse 16:17

“E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovões, e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terremoto, forte e grande”. Apocalipse 16:18

“Também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande”. Apocalipse 16:21

Como você pôde ler, em nenhum momento a Bíblia toca no assunto de covid-19 ou gafanhotos. Vi também pessoas usando II Crônicas 7:13 e 14 para falar sobre a praga dos gafanhotos: 

“Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo;

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:13,14.

É importante entender que o texto acima citado faz parte da história da dedicação do templo que Salomão fez. Durante a oração, ele citou o povo de Israel que, naquele tempo servia a Deus. A promessa, conforme o texto, era para o povo de Israel. O texto não fala dos gafanhotos que estão vindo da Argentina. Essa praga, conforme alguns estudiosos, tem acontecido desde o século XIX. Outra coisa a se considerar, são as destruições dos recursos naturais do mundo. Essas destruições causam desastres ambientais. Não são atos divinos; são consequências de erros ambientais cometidos pelo ser humano. 

Já as pragas do Apocalipse são atos de Deus. Será o momento em que Deus vai pesar a mão sobre as pessoas que O desprezam. 

É verdade que elas virão, mas ainda temos um tempo, o qual devemos usar para fazer uma aliança de fidelidade para com Deus. Agora, no que diz respeito às sete pragas que citamos acima, elas só virão quando Jesus sair do santuário celestial e fechar a porta da graça. Será nesse tempo que Ele dirá:

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. Apocalipse 22:11,12.

O mundo está sendo sacudido pelo corona vírus e corremos sim, o risco de sermos prejudicados pelos gafanhotos, mas o momento não é para estarmos torcendo a Bíblia, mas sendo melhores adoradores.

Ninguém ajuda a ninguém espalhando bobagem. Se tem algo que precisamos fazer é orarmos mais, lermos e estudarmos melhor a Bíblia. O objetivo de a Bíblia estar em nossa casa é para podermos entender melhor os tempos nos quais estamos vivendo.

Nosso mundo não durará para sempre. Sabemos que Jesus virá para nos buscar. O fim nunca será bonito, mas as promessas de Deus se cumprirão na vida das pessoas que o adoram.

Seja fiel a Deus e tudo lhe irá bem.

 

Um abraço!

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.