A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Tenha calma... A vida não é uma competição


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 29/04/2021
  • Compartilhar:

Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Gálatas 6:3

 

A incessante busca por melhorar, pode tirar a vida do rumo, colocando a pessoa para se comparar com o próximo. As referências dessa comparação são conhecidas. São móveis, imóveis, automóveis, roupas, posição social, títulos acadêmicos e por aí a coisa vai.

Isso me fez refletir sobre meu novo hobby; pedalar minha bicicleta. Já há muitos anos havia parado de usar bicicleta, mas a idade coloca a gente para cuidar da saúde e o exercício físico se torna uma grande necessidade.

Comecei a pedalar faz pouco tempo. Hoje foi a sexta pedalada que realizei. Pedalo, em média, 30 km por dia. É um exercício físico interessante e muito satisfatório, porque a gente pode ver coisas novas todos os dias e o corpo vai respondendo muito bem ao estímulo que a pedalada oferece. Se você ainda não faz exercício físico, indico fortemente o ciclismo. Você vai gostar.

Assim que comecei minha primeira pedalada, ao ser ultrapassado por um outro ciclista, senti vontade de alcança-lo e, se fosse possível, ultrapassá-lo, mas percebi que as coisas não são assim. Cada ciclista tem o seu desempenho baseado numa série de fatores; o tempo que já pedala, o modelo de bicicleta que usa, os equipamentos de ciclismo que utiliza e, principalmente, a experiência, que ainda não tenho.

Então pensei que na vida as coisas são parecidas com minha recente chegada no ciclismo. Você vê que seu vizinho trocou o carro, trocou os móveis, comprou uma casa na praia, enfim, ele conseguiu algo a mais. Não é porque ele conseguiu que eu sou obrigado a conseguir também.

No sistema de vida de meu próximo, existem prioridades que eu não tenho. O que ele acha importante, não é a mesma coisa que minha família entende por importante.

Enfim, não será possível conseguir tudo o que tivermos vontade. Na maior parte do tempo, sacrificaremos a própria vontade para atingir o objetivo maior, que é o que a nossa família realmente precisa.

Sempre que sou ultrapassado durante uma pedalada, digo para mim mesmo; calma... Você não está competindo! Isso me acalma e me faz entender que não é preciso ultrapassar a ninguém, porque na estrada, eu estou fazendo o meu exercício, não o exercício dos outros.

Você tem sua família. Viva a vida que a sua família pode viver. Não tente viver a vida que as outras famílias estão vivendo.

Talvez você tenha que esperar mais uns anos para trocar o carro da família. Talvez terá que pagar aluguel por mais um tempo. Talvez não será possível comprar roupas e sapatos novos. Talvez não dará para trocar os móveis, mas não tem problema...

Contanto que vivam de forma equilibrada e entendam o momento que estão vivendo, você e sua família ficarão bem. A vida não é uma competição. Viemos para o mundo num momento diferente que os demais, numa família diferente das demais, com condições financeiras diferentes dos demais, com filhos com saúde diferente dos filhos das demais famílias e as diferenças são imensas. Por isso, não tente uniformizar as coisas, tentando copiar as demais famílias.

No texto bíblico de hoje, Deus nos diz que tentar ser muita coisa, não sendo nada, é viver se enganando. Que Deus nos ajude a viver a verdade de nossa família, do jeito que ela é!

Um abraço!

 

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.