A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O desafio da autenticidade


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 03/04/2020
  • Compartilhar:

“Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez”. 1 Samuel 12:24.

Se existe algo que exige esforço é viver com autenticidade, uma vez que não é prazeroso receber a desaprovação das outras pessoas. A falta de autenticidade faz com que a personalidade do indivíduo se perca, levando embora a oportunidade de ser ele mesmo.

Pode parecer louco, mas dependendo da situação, ser o que é pode ser um negócio arriscado e, para agradar os outros, algumas pessoas mentem, porque é comum a mentira ser mais agradável que a verdade.

Mas vale a pena não sermos o que somos? Eu não sou psicólogo, mas, por gostar desse assunto, tenho observado em meu trabalho, que algumas pessoas sacrificam a personalidade para ter amizade com os chefes. Mulheres vivem infelizes para agradar o marido errado; pais e mães aceitam um monte de coisa errada para agradar filhos inconsequentes e a lista é grande nessa direção.

Nós somos o que somos e não ganhamos nada em tentar ser o que achamos que as pessoas querem que sejamos. Parece complicado, mas vamos entender isso.

As pessoas que vencem são aquelas que sabem o que deve ser feito e o fazem. Já as pessoas que concordam com tudo, embora tenham que dar menos explicações para os outros, não brilham tanto.

As mulheres mais amadas são aquelas que falam o que pensam e não aquelas que concordam com tudo. Os homens mais respeitados são aqueles que tem uma opinião formada e não aqueles que esperam pela opinião dos colegas.

Então, terminando o pensamento, ter uma opinião sobre algo é bom, mas custa caro e, por causa disso, as pessoas que brilham pagam um alto preço pelo sucesso que possuem.

Você nasceu para brilhar, quer seja na sua profissão, quer seja em sua casa. Não importa se você terá o reconhecimento do mundo ou apenas em sua família, mas nunca irá brilhar se for uma pessoa do tipo maria-vai-com-as-outras.

Para combater a falta de autenticidade, pratique a leitura. Seja uma pessoa que pensa antes de agir. Se perceber que algo é errado, não faça. Se perceber que alguém está falando algo errado, não concorde. 

Deus não quer que sejamos fãs do fracasso. Certa vez perguntaram a Bill Cosby qual era o segredo do sucesso. A resposta dele foi:

“-Eu não sei qual é o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todo mundo.”

Ele está certo. Não é preciso rir de piada sem graça. Não é necessário concordar com bobagem. Não é preciso dar dinheiro para causas perdidas. Não é preciso fumar e beber para agradar aos amigos. Não é obrigatório suportar brincadeiras de mau gosto.

Podemos ser livres. Teremos menos amigos, mas seremos livres. Algumas pessoas deixarão de nos bajular, mas estaremos em paz.

Que Deus lhe ajude a ter a consciência sensível diante de qualquer situação para ter uma opinião relevante que lhe dê condições para melhorar a sua vida e ajudar no sucesso de sua família.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.