A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O que temos semeado?


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 18/02/2021
  • Compartilhar:

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos".
Provérbios 6:16-19

A psicologia humana é incrível e complexa. Temos nela detalhes que comprometem uma vida inteira, caso não sejam respeitados da forma correta.

Já há muito tempo, as intrigas têm feito uma devastação na vida das pessoas e, por mais que todos saibam que não é correto denegrir a reputação dos outros, ainda a maioria esmagadora das pessoas têm dificuldade para respeitar a vida alheia e isso é um verdadeiro desastre.

Mas, o que faz uma pessoa tentar destruir a reputação do próximo? Existem vários motivos, mas vamos prestar a atenção em dois deles:

1.    Falta de religião.

Tenha muito cuidado com o fato de pertencer à uma igreja. Isso por si não é ter religião. A religião é a prática do conhecimento que você tem sobre Deus e Sua vontade. Então você verá que mesmo nas igrejas, temos muita gente sem religião.

Tenha humildade para reconhecer seus erros ao ouvir e ler sobre a Bíblia. Religião existe para corrigir; isso quer dizer que a religião não ajuda os orgulhosos que pensam ser melhores que os outros. São essas pessoas que não têm religião. Obviamente, as pessoas que não se preocupam com Bíblia e igreja, também não têm religião.

Essa falta de religião lhe deixa vulnerável a tentar destruir a vida dos outros. Existem exceções, mas a falta de religião é um grande motivo para semear discórdia. Procure ser uma pessoa religiosa. Seja membro praticante em sua igreja.

A falta de Deus na vida deixa um grande vazio e, a pessoa que está assim, faz de tudo para preenche-lo e, uma forma rápida e fácil para fazer isso é tentar passar a perna nos outros. Se previna contra esse vazio; seja uma pessoa religiosa.

2.    Problemas com a autoestima.

Autoestima é a capacidade de se valorizar e não depender da opinião dos outros para entender o valor que possui. Essa capacidade não é muito bem administrada pela maioria das pessoas. Conhecemos pessoas que se acham melhores que as outras; sempre veem os outros de cima pra baixo. Os filhos deles sempre são melhores que os filhos dos outros.

Acham que os outros são ignorantes e eles são mega inteligentes. Uma pessoa com esse problema dificilmente vai reconhecer que o tem, mas tem.

Outras pessoas sempre se acham inferiores às outras. Elas têm a autoestima baixa. Sempre se considerarão piores que os outros. Não adianta elogiar... Elas sempre entenderão que valem menos.

Isso é um tremendo problema, porque tudo o que os outros fazem é melhor que o que elas fazem; a vida dos outros é melhor que a vida que elas vivem.

É um fato que pessoas com problemas na autoestima sentem alívio quando se concentram no problema dos outros. Isso acontece o tempo todo.

É doloroso se sentir mal; então para se sentir melhor, a pessoa fala da vida dos outros.

Então, você viu que esses dois motivos fazem sentido; não adianta tentar resolver um problema usando um método errado. A vida dos outros não poderemos resolver; temos que voltar os olhos para a nossa.

Isso dói, mas cura; creia, esse é o único caminho para a felicidade.

Como você viu, Deus odeia que semeemos a discórdia. Deus não vai mudar a forma de enxergar a discórdia; então é melhor nós mudarmos a maneira de viver, caso estejamos semeando a discórdia.

Gosto muito de ler sobre a Madre Tereza de Calcutá, que viveu semeando o bem. É satisfatório ler sobre pessoas que vivem para o bem.

Se Deus nos desafia a semear o bem, é porque é possível. Além de ser possível, faz a vida melhorar.

Um último conselho que lhe damos, é que você agradeça a Deus por tudo o que você tem independente de qualquer coisa. Tudo o que temos é bênção de Deus e Ele gosta da nossa gratidão. A gratidão a Deus é sintoma de que estamos melhorando como gente.

Que Deus lhe ajude a semear o bem e a evitar a semeadura da discórdia.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.