A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cuidado com o Negacionismo


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 21/01/2021
  • Compartilhar:

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar". Eclesiastes 3:1, 4 e 7

A palavra “negacionista”, até pouco tempo era incomum para mim. A palavra que eu mais usava era o seu sinônimo, “pessimista”. Mais precisamente, no ano passado, com as notícias sobre o Coronavírus, essa palavra passou a ser citada nas notícias dos principais jornais do país, ao citar a atitude do presidente da república sobre o combate ao Coronavírus¹. Então, ao pesquisar sobre a palavra “negacionismo”, percebi que a mesma é mais ampla que o pessimismo. O dicionário define negacionista da seguinte forma: “Pessoa que se identifica com o negacionismo, ideologia de quem nega um fato comprovado e documentado ou analisa esse fato partindo de argumentos ou opiniões não fundamentadas em verdades históricas; negativista. Pessoa que nega ou não aceita como verdadeiros conceitos comprovados cientificamente. Indivíduo que nega a veracidade de alguma coisa ou coloca em perspectiva a sua veracidade.” ²

Há quem ache bonito o negacionismo, mas o bom senso nos diz que o mesmo está muito longe de ser uma virtude. O negacionista é uma pedra de tropeço e um fardo para quem tem que se relacionar com ele, porque o negacionista nunca se arrepende de nada. Ele está sempre certo e ponto final.

Imagine como deve ser a vida de alguém que se casou com um homem ou mulher negacionista. Pense no sofrimento dessa pessoa. Não é fácil viver com alguém que só pensa negativo e tem a cabeça fechada para qualquer pensamento diferente.

O resultado do negacionismo pode ser visto na crise diplomática entre Brasil e China³, onde a dificuldade para conseguir insumos para a produção de mais vacinas está correndo o risco de ser a causa de um possível atraso na vacinação dos brasileiros contra o Coronavírus.

 

Mas, como você leu no texto bíblico inicial desta coluna, a mente humana deve ser dinâmica. Há tempo para tudo. Se você não se policiar, sua vida pode ser muito amarga por causa do negacionismo.

Tenho testemunhado a dor de muitas pessoas que perderam o casamento, o emprego, o amor e respeito dos filhos e muitas outras bênçãos, porque foram negacionistas. A cabeça muito dura. Fizeram da vida uma verdadeira guerra contra a possibilidade de viver dias melhores.

 

A grande verdade é que o “não” deve vir no momento certo, assim como o “sim”. Uma pessoa emocionalmente saudável consegue determinar com precisão qual é o melhor momento. Esse momento existe. É a pessoa quem deve encontrar o tempo certo para os passos do “sim” ou “não” na grande peça musical da dança da vida. O negacionismo estraga o show do começo ao fim.

Que Deus lhe ajude a ser alguém emocionalmente saudável para banir o negacionismo de sua vida. Que você seja alguém que ore e estude a Bíblia para ter o discernimento correto de qual é o tempo que você está vivendo.

Que Deus lhe ajude a saber quando dizer o “não” e quando dizer o “sim”, para que a sua vida seja uma bênção. Que você tenha boa diplomacia com seu cônjuge, filhos, amigos, patrões e clientes.

Há um tempo para tudo. Somente as pessoas bem desenvolvidas espiritualmente têm condições de discernir em qual tempo estão vivendo. Que Deus lhe ajude a ser uma dessas pessoas.

 

Um abraço.

 

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.