A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A Palavra Temperada com Sal


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 28/01/2021
  • Compartilhar:

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4:6

 

Sou um contínuo aprendiz. Creio que é possível aprender em qualquer situação; se não for possível aprender o que deve ser feito, é possível aprender o que não fazer.

Com certeza, algo que nos trai facilmente é o que falamos. Isso me faz lembrar de uma frase anônima que afirma o seguinte:

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.” ¹

Como você pode ver, as palavras nunca voltam. O mesmo pode ser dito a respeito da flecha e a oportunidade.

Como estamos falando de palavras, lhe pergunto:

- Quem nunca se arrependeu de falar algo indevido?

Eu, já e muitas vezes. Isso aconteceu muito, no começo de meu casamento. Ofendi minha esposa, falando frases e palavras ferinas. Como me arrependo de todas elas.

Graças a Deus, minha esposa, tão amada me perdoou e me deu novas oportunidades para que eu amadurecesse, abandonasse a estupidez e, enfim, me tornasse um homem de verdade para ela.

Hoje, já na meia idade, acompanho a vida de casais e pessoas e tenho testemunhado a tragédia de muitas famílias por conta da falta de cuidado com as palavras.

Recentemente, os jornais noticiaram os gastos do governo federal com alimentos². Como as redes sociais recebem essas notícias rapidamente, logo apareceram memes e demonstrações de indignação das pessoas por conta das despesas listadas pelo portal de transparência do governo.

O que se esperava na sequência, era uma boa explicação por parte do presidente, mas ele perdeu uma excelente oportunidade de fazer a explicação de uma forma polida, digna de um líder de nossa nação. Ele xingou a imprensa, falou palavrões, ofendeu aos jornalistas, os quais não tem culpa, uma vez que eles veiculam as notícias, as quais, conforme recebem as devidas atualizações, são repassadas ao povo. É o direito do povo saber da prestação de contas do governo. É dever do governo dar as devidas explicações. Os jornais são amigos do povo. Eles são instrumentos de informação e justiça para o povo.

É por isso que precisamos das atualizações das notícias continuamente, porque o que é notícia hoje, pode não ser notícia amanhã.

No entanto, o presidente foi muito rude³. Falou muitos palavrões, os quais não posso repetir aqui, porque somos pessoas de bem e nosso jornal é de alto nível, mas foi muito constrangedor ouvir o discurso feito por ele, em um restaurante, onde, após ele xingar, muitas pessoas o aplaudiam, chamando-o de mito.

Mais tarde, o ministro da defesa, deu a explicação sobre a notícia, de forma respeitosa e polida¹¹, mas o mesmo jornal que trazia a perfeita explicação do ministério, acabou repetindo a desastrosa explosão de ódio do presidente. Como pode um líder ter tão pouco domínio próprio?

Como lemos no texto bíblico acima, nossas palavras precisam ser temperadas com sal. Nem sempre concordaremos com o que as pessoas entendem sobre a nossa vida, mas a ofensa, a agressão verbal nunca foi e nunca será uma solução válida para nenhum problema dessa vida. Independente de sua crença ou preferência política ou religiosa, a classe, a polidez nas palavras sempre serão virtudes a serem apreciadas e isso nada tem a ver com formação acadêmica. Isso é traço de caráter mesmo.

Você sabe que é muito mais fácil enxergar esses erros nas outras pessoas, mas nunca é fácil ter a humildade necessária para detectar esses erros em nós mesmos, mas esse é o nosso desafio. A única pessoa que podemos ensinar a falar sem agredir, somos nós mesmos.

Não adianta reclamar do palavreado ruim dos outros, se nós ainda somos estúpidos em nosso próprio palavreado. Quem respeita não xinga. Quem ama, não ofende com palavras rudes.

É por isso que nós precisamos de Deus. Precisamos orar a Deus, pedindo que Ele nos ajude a ser agradáveis com nossas palavras. Faça isso. Você pode salvar seu casamento com essa decisão. Você será um exemplo melhor para seus filhos. Você terá uma melhor experiência em seu trabalho. Fique longe dos maus exemplos.

Não adianta declarar que Deus está acima de tudo, se nossas palavras O ofendem e desrespeitam nossas crianças e àqueles que amamos.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.