A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A importância dos animais de estimação


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 20/05/2021
  • Compartilhar:

O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel.

Provérbios 12:10

Por muitos anos nós não tivemos bicho de estimação. Sempre acreditei que isso era dispensável. Obviamente que não estou declarando que é obrigatório ter bichos em casa, mas aprendi muito ao adotar um gato.

Talvez o leitor não saiba, mas sou pai de uma menina autista. Quem tem essa mesma experiência, sabe que é preciso adaptar a vida às necessidades que a criança tem.

A vinda do gato esteve ligada a essas necessidades. Ele veio pra nós bem pequeno. Era minúsculo; um autêntico vira-lata amarelo, de barriga branca. Ele miava bem fininho e, por causa desse miado, recebeu o nome de Mil.

Os gatos são animais interessantes; cada um tem o próprio temperamento e comportamento. Mil sempre tem sido um gato calmo e muito atencioso. Está sempre presente nas nossas atividades. Seja uma leitura, um vídeo que estamos assistindo, a hora da refeição e os cultos que fazemos com a família; ele sempre está presente.

Assim que pego no sono, ele vem dormir bem perto, como se estivesse ali para cuidar da gente. O maior aprendizado que tenho recebido com esse gato, é que, para ter animais, é preciso entender que eles são inocentes e é nosso dever aprender a conhecer a rotina deles para conseguir ajuda-los na vida dentro de nossa casa.

Hoje Mil já tem 8 meses e está um gato grande, mas o nosso apego a ele e a participação dele dentro de casa é uma coisa boa que nos tem acontecido. É como se ele fosse um membro da nossa família.

No texto bíblico de hoje, Deus nos explica que “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel. Provérbios 12:10”.

Isso é algo sério. Boas famílias cuidam de seus animais. Você não tem o dever de adotar bichos, mas se adotar algum, creia que é seu dever cuidar. Não queira se livrar dele, abandonando-o num lugar qualquer.

Assim que você trouxer o bicho pra sua casa, você vai ter que cuidar dele até o final de sua vida (do animal). Deus tem olhado com preocupação para as pessoas que abandonam seus bichos, alegando que se arrependeram de ter lhes adotado.

Antes de adotar, decida se tem alergia ou não, se seu cônjuge gosta ou não, se sua residência tem espaço e recursos para acomodar o animal ou não. Veja sua conta bancária, se tem como comprar ração de qualidade ou não e, se pode castrar, vacinar e tratar eventuais problemas de saúde do animal ou não.

Hoje, além de um gato, tenho um amigo. Sempre está comigo e vem me receber assim que chego em casa.

Essas experiências legais, todos nós podemos viver e fazem bem para a família e para o crescimento de nosso altruísmo e eliminação de nosso egoísmo.

Desejo que Deus abençoe a sua família e, se entender que pode ter um animal de estimação, vá em frente. É algo maravilhoso.

Um abraço.

Carlos Roberto Lima

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.