A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Profissões que perderam a importância


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 16/05/2024
  • Compartilhar:

O que é uma profissão?

É uma atividade desempenhada por uma pessoa, onde ele recebe uma remuneração para sua subsistência. Algumas profissões pagam mais pelo desempenho daquela atividade, e outras pagam menos. Também existe dentro da mesma profissão pagamentos diferenciados por desempenho de algum trabalhador.

A lista de profissões existentes no mundo é impressionante. Se ficarmos apenas no Brasil, já existem mais de 700 tipos de profissões. Analisando as divisões dentro de uma profissão, que são as atividades desenvolvidas dentro de uma profissão, termos muito mais. Vou exemplificar no meu caso de farmacêutico. Esse profissional pode desempenhar suas funções em mais de 90 atividades relacionadas. Por exemplo: o farmacêutico que trabalha em farmácia, hospital, indústria farmacêutica, laboratório de análise clínica, distribuidora de medicamentos, etc. Citando outra profissão de médica, que tem várias especialidades para cuidar.

Mas, aqui gostaria de falar sobre as profissões que já se extinguiram, por não serem mais necessárias em nossa sociedade moderna.

Na época do império, existia a profissão de acendedor de lampião. Todos os dias ao anoitecer, passavam nos postes para acender aqueles lampiões que clareavam a noite das cidades maiores. Com o advento da modernidade e descobrimento da eletricidade, essa profissão se tornou desnecessária e acabou se extinguindo.

O que dizer do profissional telegrafista, que operava os telégrafos no passado. Essa era uma das principais formas de comunicação que existiu até pouco tempo, se contarmos o tempo de existência do ser humano. Com a popularização do telefone, essa profissão foi também perdendo a sua utilidade e com isso a sua eliminação. Hoje, o telefone celular e a internet, fazem muitas profissões também serem extintas. No caso da telefonista, que tinha a função de ligar um ponto ao outro, seja a distância ou mesmo dentro de uma empresa. Hoje, as empresas usam a telefonista eletrônica.

As pessoas mais novas não vão lembrar, mas aqui na cidade tivemos uma profissão que existiu por muito tempo, mas que hoje é apenas algumas pessoas que fazem. É o leiteiro e o padeiro, que passavam com suas carroças puxadas a animal de tração. Deixavam o produto de seu trabalho na porta das casas. É claro que muitos que moram em cidades maiores, podem não ter visto esse tipo de serviço. Falo isso, pois tive parentes que realizaram esse serviço por muito tempo.

Vendedor de enciclopédias. Quem dos leitores que tem na faixa dos 50 anos, tiveram a visita em suas casas, onde os pais recebiam esses profissionais para mostrar seu produto. As enciclopédias. Um conjunto de 10 a 20 livros que compunham uma coleção para consulta de conteúdos explicativos de determinados assuntos, com fotos. Hoje, um simples celular, consegue consultar nas diversas plataformas de internet, sobre um assunto.

Uma forma que sua atividade ou profissão pode desaparecer é quando o profissional não se aprimora. Podemos citar o mecânico. Posso falar disso, pois meu pai exerceu essa profissão. Se ele fosse vivo, teria que ter estudado o processo de mudança que ocorreu e ainda ocorrerá nos veículos, que em um determinado tempo era apenas mecânico e hoje tem muito de eletrônico. No futuro, ainda muita mudança ocorrerá para essa profissão e aquele que ficar parado no tempo, não terá espaço para desempenhar sua profissão.

Se pensarmos um pouco mais, teremos muitas profissões que deixaram de existir. Umas perderam a função por causa da evolução, chegada da luz, da internet. Mas podemos dizer que algumas profissões também poderão acabar por falta de aparecer. Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, caros leitores, se vocês estão nesse caminho da invisibilidade, aproveitem para iniciar um processo de aparecer, de serem lembrados. Existem várias formas de isso ocorrer. Aqui, temos esse veículo de comunicação, que é o Jornal Noroeste, onde podemos fazer o processo de propaganda da nossa empresa, de nosso nome.

Não deixe a sua empresa, sua profissão desaparecer por falta de aparecer.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.