O poder da palavra

A palavra tem muito poder em nossa vida cotidiana.
Vocês não sabiam disso?
Quando criança, muitas vezes nossos pais, falavam: “ Não faça isso se não eu chamo a polícia para te prender”. E com isso muitas pessoas hoje sentem medo de policiais. Tem pessoas que até tremem quando precisam conversar com um policial. Outra frase que muitas vezes ouvimos é: “ Não faça isso, pois você vai ficar doente e levo você para tomar injeção no farmacêutico”. As crianças, muitas vezes nem sabiam o que é farmacêutico e muito menos o que era injeção, mas ficavam com aquela informação, que o pai ou a mãe colocavam em sua mente. Esses, principalmente pela autoridade, causavam maior impressão na cabeça das crianças.
E agora? Aclarou um pouco sua memória de criança?
É claro que nossos pais não tinham informações da área de psicologia e não sabiam que provocariam traumas nas crianças e que esses persistiriam até a vida adulta.
Hoje, os pais que conseguem pesquisar um pouco mais e tem condições de melhores instruções, possuem uma visão um pouco mais abrangente desse assunto.
Mas, hoje ainda tem outras formas de falar com as pessoas que também fazem com que alguns não consigam se desenvolver. São aquelas pessoas que pelo grau hierárquico que estão, passam a tratar os seus subalternos de forma não correta. Usam frases como: “Não é possível. Você deve ser burro mesmo.” “ Assim você não vai longe”. “ Você não consegue fazer nada certo”. “Nem adianta tentar, você vai falhar”. “Você não tem talento suficiente”. “Você é um fracasso total”.
O impressionante é que muitas pessoas aceitam essas frases quando são endereçadas para si. Aceitam, pois vieram de pessoas que “estudaram” mais que elas. Pessoas com um grau de “sabedoria” maior.
Então nesse artigo vamos falar que a palavra tem poder, para quem quer aceitar a palavra. Quando alguém falar alguma dessas frases acima para cada um de nós, temos que rejeitá-las, pois todos nós somos capazes de aprender e fazer atividades que muitas vezes colocaram em nossa cabeça que não éramos capazes.
O que precisamos é sabem que podemos. Que devemos começar agora. Digo que sempre tive dificuldades para escrever um bilhete parabenizando alguém por seu aniversário. No entanto, hoje, tenho quatro livros escritos, sendo dois com poemas. Se tivesse ouvido as pessoas que falavam assim: “Imagina! Você escritor? Nunca vai conseguir”.
Então finalizo dizendo que podemos! Mais que isso devemos acreditar que somos capazes de fazer. Nunca desista de seus sonhos. Deus, mesmo podendo falar sobre nossa vida, ainda nos proporcionou o livre arbítrio para escolher nosso caminho. É claro que devemos seguir sempre o caminho do bem, pois a toda ação tem uma reação. Se a ação é boa a reação também o será.
Conto com vocês caros leitores, para compartilhar esse artigo e fazerem críticas ou sugestões em minhas redes sociais e através do Jornal Noroeste. O diálogo é sempre bem-vindo, porque todos nós estamos nesse mundo para aprender e crescer. Sejamos sempre melhores, não que os outros, mas sim para os outros.

