A violência
O termo violência é definido como o uso intencional da força e/ou poder. Se formos pesquisar, vamos encontrar outros diversos conceitos, mas o sentido seria sempre esse. Falamos das diferenças, pois a violência pode ser implementada até de forma sutil, quando falamos da violência psicológica.
O que será que leva um ou mais indivíduos a prática da violência contra outros?
Essa é uma pergunta intrigante. Muitos vão dizer que é a índole dessa pessoa, outros vão buscar na educação ou a falta de educação que esse teve por parte de sua família. Até já ouvi de pessoas mais antigas que era o “sangue ruim”, como se existisse diferença do sangue de uma e outra pessoa. Mas, na realidade a resposta vai depender também da religião ou da falta dessa, nas pessoas que estão respondendo nesse exato momento. Vamos tentar explicar.
Quando uma pessoa tem uma religião, dependendo da religião vão dizer que é somente por falta de educação da família. Em outras religiões que acreditam em outras vidas, vão dizer que isso ocorre pelo fato dessa pessoa ainda não ter evoluído espiritualmente. Mas tem aqueles que são ateus, ou seja, não acreditam em mais nada doque simplesmente essa vida aqui. Que tudo acaba com a morte. Esses irão dizer que o meio é que formou esse indivíduo violento.
Eu pergunto para vocês, caros leitores. Qual é o pensamento de vocês com relação a violência?
Diante dessa pergunta, eu ainda coloco mais algumas indagações.
- Se o meio é quem forma o ser humano, como podemos dizer que em diversos ambientes que existe muita violência, temos pessoas violentas, mas a grande maioria são de pessoas boas?
- Como podemos conceber que em uma mesma família, seja ela grande ou pequena, podemos encontrar pessoa muito boa, pessoa indiferente e pessoa violentas?
- Ainda, como pode dentro de uma instituição que se diz cristã, possa ter pessoa que trabalha extremamente para o bem, mas nessa mesma instituição encontrar pessoas que se movem para praticar o mal?
Diante dessas indagações, vocês ainda conseguem mantem a resposta a primeira pergunta? Esse artigo, não será conclusivo, mas para que todos possam pensar. Refletir em sua vida, em sua comunidade como está a violência. Tentar buscar uma resposta para que assim possamos ter um bairro, uma cidade e toda uma sociedade melhor. Menos violenta e que pense em ajudar ao próximo e não fazer o mal.
Sei que esse artigo ficou bastante reflexivo. Mas esse foi realmente o intuito. Colocar nosso cérebro para pensar.
Se gostou dessa reflexão, passe adiante em sua rede social. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo através de minhas redes sociais e do Jornal Noroeste.