Simepar aponta variações climáticas e probabilidade de chuvas durante a semana
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicou temperaturas oscilantes e uma probabilidade de chuva na próxima quinta-feira (25).
A semana promete ser dinâmica em toda a região, com o verão paranaense deixando sua marca por meio de variações climáticas e a possibilidade de chuvas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) forneceu informações detalhadas sobre a previsão do tempo na região nos próximos dias.
O verão no Paraná é conhecido por apresentar os maiores volumes acumulados de chuva em comparação com as demais estações. Esta temporada se destaca pelos dias mais longos e aquecidos, além de períodos eventuais de muito calor, onde a temperatura do ar se eleva em relação aos valores médios anuais.
Esta terça-feira (23) será de sol e poucas nuvens, com temperatura máxima de 26ºC e mínima de 20ºC. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 92%. A probabilidade de ocorrência de chuva é de 0%.
Já a quarta-feira, (24) também será de sol e poucas nuvens, com temperatura máxima de 27ºC e mínima de 18ºC. A umidade relativa do ar varia entre 58% e 84%. A probabilidade de ocorrência de chuva é de 0%.
Na quinta-feira (25), a probabilidade de chuva aumenta para 32%. A temperatura máxima prevista é de 26ºC e a mínima de 17ºC. A umidade relativa do ar varia entre 57% e 87%.
A sexta-feira, (26), será novamente de sol e poucas nuvens, com temperatura máxima de 26ºC e mínima de 17ºC. A umidade relativa do ar varia entre 59% e 88%. A probabilidade de ocorrência de chuva é de 0%.
Com as típicas chuvas de janeiro atingindo a região, o Médico Dr. Juarez de Oliveira, da Estratégia da Saúde da Família de Nova Esperança (E.S.F) alerta sobre a importância de precauções simples para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
"É importante manter os quintais limpos, sem acúmulo de água, e eliminar os possíveis criadouros do mosquito", afirma Dr. Oliveira. "Também é importante usar repelentes e roupas que cubram o corpo, principalmente nos horários em que o mosquito é mais ativo."
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular e nas articulações, e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita, é importante procurar atendimento médico.
Previsão do tempo:
Terça-feira, 23 de janeiro:
Temperatura máxima: 26º C
Temperatura mínima: 20º C
Umidade relativa: 65% - 92%
Precipitação acumulada: 0.0 mm
Probabilidade de ocorrência de chuva: 0%
Vento: L 14 km/h
Rajada: 49 km/h
Quarta-feira, 24 de janeiro:
Temperatura máxima: 27º C
Temperatura mínima: 18º C
Umidade relativa: 58% - 84%
Precipitação acumulada: 0.0 mm
Probabilidade de ocorrência de chuva: 0%
Vento: SE 12 km/h
Rajada: 46 km/h
Quinta-feira, 25 de janeiro:
Temperatura máxima: 26º C
Temperatura mínima: 17º C
Umidade relativa: 57% - 87%
Precipitação acumulada: 1.0 mm
Probabilidade de ocorrência de chuva: 32%
Vento: SE 11 km/h
Rajada: 50 km/h
Sexta-feira, 26 de janeiro:
Temperatura máxima: 26º C
Temperatura mínima: 17º C
Umidade relativa: 59% - 88%
Precipitação acumulada: 0.0 mm
Probabilidade de ocorrência de chuva: 0%
Vento: SE 11 km/h
Rajada: 54 km/h