A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Geriatras e especialistas em gerontologia do Paraná participam do CBGG


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 17/04/2025
  • Compartilhar:

Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia chega à sua 24ª edição e contará com os mais renomados especialistas do País e palestrantes internacionais; uso da tecnologia nos cuidados com a população 60+ será o grande destaque

Imagem: Divulgação

Principal evento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, o CBGG 2025, chega à sua 24ª edição com o tema "Envelhecimento e Tecnologia: uma parceria entre gerações", com a premissa de discutir o impacto da tecnologia na saúde, na assistência, na vida das pessoas idosas e na sociedade como todo.

Dados das Projeções de População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, de 2000 para 2023, a proporção de idosos na população brasileira quase duplicou, saindo de 8,7% para 15,6%, o que representa 33 milhões de pessoas idosas. Outra estatística aponta que, em 2070, cerca de 37,8% dos habitantes do país serão idosos, o correspondente a 75,3 milhões de pessoas.

Para que essa parcela significativa viva com longevidade, independência, autonomia e qualidade de vida, os avanços tecnológicos são essenciais. Em um contexto de famílias cada vez menores e com menos pessoas disponíveis para ofertar cuidados, idosos com fragilidades necessitarão cada vez mais da tecnologia para suprir suas necessidades. Por isso, a SBGG traz ao centro das discussões a tecnologia, que pode ser uma grande aliada da pessoa idosa.

"O Congresso contará com as principais referências de cada área, o que proporcionará uma verdadeira imersão em diferentes assuntos relacionados à tecnologia e o envelhecimento. Tudo foi planejado com o máximo cuidado para que os visitantes possam ter a melhor experiência possível e, principalmente, adquirirem esse conhecimento fundamental", explica o geriatra e presidente da SBGG, Dr. Marco Tulio Cintra.

A nutricionista especialista em gerontologia e membro do Conselho Consultivo Pleno SBGG, Simone Fiebrantz Pinto, de Curitiba, PR, será a moderadora da mesa-redonda "Que o seu alimento seja seu remédio – Nutrição e Longevidade".

"O Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia já é um marco, pois sempre traz novos assuntos a cada edição. E é sempre um prazer poder participar e compartilhar conhecimento", afirma Simone.

Premiação

Os trabalhos científicos terão destaque no Congresso. Profissionais e grupos atuantes em trabalhos acadêmicos e de natureza assistencial que envolvem aspectos de relevância para o envelhecimento submeteram seus estudos para avaliação e, durante os três dias, irão expô-los aos visitantes. Os três primeiros colocados de cada categoria dos temas livres de Geriatria e Gerontologia serão premiados (valores de R$ 2,5 mil a R$ 10 mil).

"O nível dos trabalhos que recebemos superou as expectativas e nossa comissão teve bastante trabalho para eleger os melhores para serem apresentados ao público. Isso prova que os profissionais estão cada vez mais preparados para atuar com as questões ligadas ao envelhecimento e, acima de tudo, enxergam o CBGG como o principal Congresso da especialidade", afirma a Dra. Ana Cristina Canêdo, geriatra e diretora científica da SBGG.

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.