Representante do MP, Promotora de Justiça Dra. Viviane Gerelus realiza palestras sobre bullying e cyberbullying nas escolas da Comarca de Nova Esperança
Ação do Ministério Público do Paraná promove conscientização e reforça a importância do respeito e da empatia no ambiente escolar.
A Promotora de Justiça Dra. Viviane Moraes Ribeiro Gerelus, representante do Ministério Público do Paraná, durante palestra sobre bullying e cyberbullying com alunos do Colégio Estadual Costa Monteiro, na tarde desta quinta-feira (13), em Nova Esperança - Fotos Alex Fernandes França
A Promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Nova Esperança, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, Drª Viviane Moraes Ribeiro Gerelus, ministrou na tarde desta quinta-feira (13) uma palestra no Salão Nobre do Colégio Estadual São Vicente de Paula, em Nova Esperança, voltada aos alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Colégio Estadual Costa Monteiro.
A ação integra a Campanha #MundoSemBullying, promovida pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE).
A campanha, que acontece entre os dias 3 e 14 de novembro, tem o objetivo de conscientizar, prevenir e enfrentar o bullying e o cyberbullying nas escolas da rede estadual, incentivando o respeito, a empatia e o fortalecimento de ambientes escolares mais acolhedores e livres de violência. Mais de 130 promotores e procuradores de Justiça participam da mobilização em todo o Estado.
Durante a palestra, a Promotora destacou os impactos emocionais e sociais do bullying, ressaltando que “quem sofre bullying pode desenvolver baixa autoestima, ansiedade, depressão, insônia, queda no rendimento escolar e isolamento social”. Ela também alertou os adolescentes para os riscos nas redes sociais abertas, enfatizando que organizações criminosas têm utilizado imagens de jovens para fins ilícitos.
“Cuidados com as redes sociais abertas são fundamentais. Criminosos fazem varreduras, capturam fotos de adolescentes, às vezes manipulam, outras não, e compartilham em grupos de pedófilos”, alertou a promotora.
Viviane Gerelus também destacou que, a partir de março de 2026, as redes sociais de menores poderão ser associadas às contas dos pais, como medida de proteção. Ela ainda lembrou que, conforme a Lei nº 15.811/2025, o cyberbullying é considerado crime, e os adolescentes podem responder por ato infracional.
A palestra abordou ainda os três personagens do bullying — agressor, vítima e testemunha — e discutiu a importância de que todos compreendam seus papéis e responsabilidades na prevenção das violências escolares.
Campanha estadual e dados preocupantes
Estudantes do Colégio Estadual Costa Monteiro participam de palestra ministrada pela Promotora de Justiça Dra. Viviane Gerelus, dentro da campanha #MundoSemBullying, promovida pelo Ministério Público do Paraná
A iniciativa integra as mobilizações alusivas ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro.
A atuação preventiva e educativa do MPPR busca garantir o direito à educação em um ambiente seguro, diante do aumento dos casos registrados nas escolas.
De acordo com a pesquisa “Escola que Protege! Dados sobre Bullying e Cyberbullying”, divulgada neste ano pelo Ministério da Educação, 39,1% dos estudantes de 13 a 17 anos relataram ter se sentido humilhados por provocações de colegas ao menos uma vez nos 30 dias anteriores à pesquisa. Entre as meninas, o índice sobe para 43,7%, enquanto 34,4% dos meninos afirmaram ter sido vítimas.
Entre adolescentes LGBTQIA+, os números são ainda mais alarmantes: 90% relataram agressões verbais, 34% sofreram violência física e 69% consideraram ineficaz a resposta da escola ao buscarem ajuda.
Ações em toda a Comarca
Desde o início de novembro, a Promotora Viviane Gerelus percorre todos os cinco municípios que compõem a Comarca de Nova Esperança — Nova Esperança, Atalaia, Presidente Castelo Branco, Uniflor e Floraí — levando a mensagem de conscientização e diálogo com estudantes dos 6º ao 9º ano.
As palestras, iniciadas no dia 3, encerram-se nesta sexta-feira (14), com o encontro destinado aos alunos do Colégio Estadual São Vicente de Paula, em Nova Esperança.
O trabalho da 2ª Promotoria soma-se às diversas ações educativas que vêm sendo promovidas nas escolas, com o intuito de estimular o respeito mútuo, fortalecer a cidadania e prevenir a violência entre os jovens.

