A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Sicredi Dexis celebra dia internacional do cooperativismo de crédito


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 15/10/2025
  • Compartilhar:
Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis
Foto: Divulgação

No dia 16 de outubro, o Brasil se une a 117 países para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), data reconhecida anualmente na terceira quinta-feira de outubro. Em 2025, o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) é Cooperação por um Mundo Próspero, e busca reforçar o papel dessas instituições como agentes de transformação econômica e social.

O cooperativismo de crédito vem ganhando relevância na vida do brasileiro. Em menos de uma década, registrou crescimento expressivo, passando do 16º para o 3º lugar no ranking global de cooperativas de crédito em número de associados, segundo último Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

E a Sicredi Dexis celebra a data. Com atuação em dois estados, Paraná e São Paulo, e 113 agências, a cooperativa é a única instituição financeira presente em nove cidades em sua área de atuação: Ângulo, Cafeara, Indianópolis, Ivatuba, Jussara, Maria Helena, Munhoz de Mello, Ourizona e Prado Ferreira. Com cerca de 250 mil associados, a cooperativa abrirá nos próximos dias mais uma agência: será a Carlos Borges, em Maringá, o que elevará para dez o número de agências na cidade.

O Ano Internacional do Cooperativismo de Crédito tem como tema central "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor". Para o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, o tema é certeiro. “O modelo cooperativista contribui para o desenvolvimento regional, gerando empregos, inclusão no sistema financeiro, fortalecendo o agronegócio, gerando negócios e até mesmo estando em pequenos municípios onde os bancos maiores não estão”, elenca Ferreira.

Segundo ele, no modelo cooperativista, o associado é o dono da instituição financeira, participando das decisões e, ao final do ano fiscal, distribui as sobras (lucro), o que também fortalece a economia local ao injetar dinheiro nas comunidades. Ferreira lembra das campanhas e programas educativos e sociais que as cooperativas realizam. “Por tudo isso, não há dúvida em afirmar que as cooperativas de crédito constroem um mundo melhor”, reforça.

Para marcar o dia 16 de Outubro, as cooperativas de crédito brasileiras, em conjunto com o Sistema OCB, se uniram para lançar uma campanha nacional e colaborativa que vai levar o segmento para a rotina dos brasileiros. Inspirada na pergunta comum realizada em qualquer estabelecimento quando se realiza uma compra— “No crédito ou no débito?” —, a resposta vai ganhar novo sentido: “No coop!”. O conceito mostra que optar pelo cooperativismo de crédito é escolher prosperidade coletiva, desenvolvimento local e impacto positivo para toda a sociedade.

Mais de um século de história

O cooperativismo de crédito está presente no Brasil há mais de 120 anos. A primeira cooperativa de crédito do país foi a Sicredi Pioneira, criada em 1902 pelo padre suíço Theodor Amstad, em Nova Petrópolis/RS.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.