Nova Esperança se despede da Professora Francileia em clima de grande comoção
"Fran", como era carinhosamente chamada, deixa saudades e legado de fé e esperança em Nova Esperança. Sepultamento aconteceu na tarde deste sábado (17).

Professora Francileia, a luz do Ballet de Nova Esperança, que, mesmo diante das adversidades, inspirou com amor e ensinou que a esperança e a fé em Deus são marcas de uma coreografia que nunca se desfaz. Sua luz brilhará nas memórias que construiu, suas lições permanecerão como sementes plantadas no solo fértil da esperança, e seu amor ecoará como uma melodia intemporal, perpetuando-se na eternidade dos corações que ela tocou - Reprodução/redes sociais
Um clima de grande comoção envolveu o sepultamento da Professora Francileia Cristina da Silva Aguera Ferreira, conhecida carinhosamente como "Fran". Aos 47 anos, Fran deixou um legado significativo na comunidade nova-esperancense como professora de Ballet, esposa, mãe e mulher de fé. A comunidade se reuniu para se despedir da amada educadora que enfrentou bravamente um câncer agressivo, descoberto há apenas cinco meses.
Fran deixa o esposo, Paulo César Aguera Ferreira, o popular Paulinho, com quem era casada desde 2007, e as filhas Nicole Tomaz Aguera Ferreira, de 15 anos, e Laura Tomaz Aguera Ferreira, de 11 anos. A família, unida na dor, recebeu o apoio de amigos, familiares e alunos da professora durante o velório que aconteceu na Capela Mortuária Municipal, também conhecida como Nova Vida.
O esposo compartilhou com a reportagem a coragem e a fé que sempre acompanharam Fran, mesmo nos momentos mais difíceis. "Mesmo na UTI ela não perdeu o entusiasmo e deu testemunho de fé até os últimos momentos. A Fran realmente é especial", disse emocionado.
Homenagens
Durante o velório, homenagens marcaram o adeus a Fran. A música "Caminho no deserto", na voz da cantora Gospel Nívea Soares, ecoou pela Capela Municipal, emocionando todos os presentes. A letra da canção, cheia de esperança, ressoou como um tributo à força e fé que Fran demonstrou ao longo de sua jornada.
As palavras unânimes entre os presentes destacavam Fran como exemplo de mulher, mãe, filha, esposa e cristã.
Sua escola de Ballet, Ballet Francileia Cristina, teve várias alunas que se despediram da amada professora durante o velório. Felipe Aguera de Oliveira, primo e líder evangélico, residente em Curitiba, trouxe palavras de paz e esperança, baseadas em João 3:16, e conclamou àqueles que se entregaram a Cristo, durante oração, a manifestar sua fé.

Homenagens marcaram o velório, que reuniu familiares, amigos e alunos - Foto Alex Fernandes França/Jornal Noroeste
A amiga Margareth Vidual Ardenghe compartilhou um relato emocionante sobre quem era "Fran", uma mulher de fé e exemplo para todos. A música "Não olho as circunstâncias", de Louvor e Adoração Vida e Amanda Miranda, encerrou esse momento de recordações.
Os presentes, que conversaram com a reportagem do Jornal Noroeste, ressaltaram como Francileia impactou positivamente suas vidas e a comunidade. Testemunhos foram compartilhados, destacando a gratidão de Fran mesmo diante das circunstâncias adversas. A professora e amiga de longa data, Luciane Braz Perez Mincoff fez um relato emocionado da trajetória de amizade e fé que ela e Francileia construíram ao longo da vida. Mais um momento ímpar que emocionou a todos na Capela Mortuária Municipal. Em seguida, o numeroso publico formou um grande coral e entoou várias canções como "Ousado amor" e "A bondade de Deus", de Isaías Saad, "Ninguém explica Deus", do grupo musical Preto no Branco, "Porque Ele vive", hino da Harpa Cristã dentre outras. A Escola Coração de Jesus também prestou uma linda homenagem à memória da Educadora, que possuía grande vínculo com a referida instituição de ensino.
Despedida e legado
O cortejo fúnebre saiu em direção ao Cemitério Municipal de Nova Esperança às 16 horas, culminando no sepultamento no final da tarde deste sábado. A comunidade se despede de uma mulher extraordinária, cujo legado de fé, esperança e amor deixará marcas eternas nos corações daqueles que tiveram a sorte de conhecê-la.
A comoção que tomou conta da partida da amada Professora Francileia Cristina da Silva Aguera Ferreira transcendeu o espaço físico da Capela Mortuária Municipal e ecoou vigorosamente nas redes sociais, onde a comunidade de Nova Esperança expressou seu amor e gratidão pela educadora que deixou um legado de inspiração e esperança.
Redes sociais
A série de homenagens virtuais não se limitou apenas a palavras. Muitos compartilharam fotos e vídeos de momentos especiais vividos ao lado da querida professora, criando um memorial virtual que reflete a diversidade de vidas tocadas por Francileia.
A comoção geral demonstra como a Professora Francileia deixou uma marca indelével na comunidade. Seu legado transcende as fronteiras físicas, unindo corações e fortalecendo os laços de amor e solidariedade em Nova Esperança. Em meio às lágrimas da despedida, a comunidade encontra conforto e força no poder da memória e na inspiração que Francileia continuará a proporcionar mesmo após sua partida. A isso, se chama legado!