A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Ninho da Águia lança Campanha para arrecadar livros


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 16/11/2021
  • Compartilhar:

Por Profa. Erika Regiani

Entre as ações realizadas pela Associação Ninho da Águia durante a pandemia está o Projeto “Histórias em Casa” que durou 4 meses e será finalizado em 28 de novembro.

Este projeto teve por objetivo a realização de leitura e reconto de histórias infantis e juvenis como forma de desenvolvimento do gosto pela leitura e para proporcionar momentos de entretenimento de qualidade para as famílias e, ainda, contribuir para o fortalecimento do vínculo familiar. 

A razão pela qual a entidade optou por ofertar este projeto tem relação com a necessidade de estimular hábitos de leitura entre as crianças e adolescentes, uma vez que a maioria dos adultos diz não ter tempo e paciência para ler ou que não foram apresentadas a leitura na primeira infância. Essa afirmação foi encontrada como resultado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 208 municípios em 2019 e 2020, pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, no Brasil, 44% da população não tem o costume de ler.

O projeto teve início em julho deste ano e atendeu inicialmente a 50 crianças e adolescentes. Considerando a dificuldade de acesso à tecnologia e a adaptação às atividades remotas, apenas 30 participantes permaneceram ativos na realização das tarefas propostas.

Foi realizada reunião com as famílias e entregues gratuitamente aos participantes kits de materiais para construção do caderno de reconto literário bem como guloseimas e cartões de incentivo.

Os livros foram escolhidos pela pedagoga responsável que orientou e acompanhou a elaboração das atividades.

A gravação das histórias que foram contadas em vídeos foi realizada pela educadora social e enviadas aos participantes por meio do WhatsApp. 

Durante o projeto os participantes tiveram contato com literatura infantil e/ou juvenil de forma digital e produziram um caderno com a reescrita das histórias trabalhadas a partir da sua experiência pessoal e visão de mundo.

Conheça alguns momentos do projeto registrados nas  fotos ao lado.

Além disso, as ações do projeto envolveram uma campanha de arrecadação de livros novos e/ou usados de literatura infantil e juvenil que vai até o dia 20 de novembro. 

Toda a comunidade de Nova Esperança e região está convidada a contribuir doando livros para idade de 6 a 16 anos. 

Os pontos de arrecadação estão em diversos pontos da cidade:

• Banco do Brasil

• Caixa Econômica Federal

• Cooperativa Sicredi

• Farmácia São João

• Fórum

• Livraria Moderna

• Mercado Mulati

• Secretaria Municipal de Assistência Social 

• Secretaria Municipal de Educação

• Vara do Trabalho

Os livros arrecadados terão como propósito de doação até 3 livros a cada um dos participantes, e a depender da quantidade arrecadada, os livros restantes irão compor o acervo da associação para futuras ações de incentivo à leitura.

A entrega dos livros acontecerá em um evento aberto ao público, no dia 28/11, na quadra da entidade, a partir das 9h30. Neste dia os participantes receberão um certificado de participação e todos poderão apreciar momentos lúdicos de contação de histórias com a participação especial da professora e vereadora Rosana Salvaterra.

Todos estão convidados a doar e a participar!

A Associação Ninho da Águia tem a previsão de implementação de novos projetos no próximo ano, como atividades físicas funcionais e outros esportes, oficina de horta e jardinagem, aulas de informática, dança, fanfarra, violão e artesanato. 

E para dar continuidade ao trabalho social realizado, toda ajuda é bem-vinda! 

Caso você tenha o desejo de colaborar, entre em contato com a Ong no WhatsApp (44) 99703-8840.

 

• Profa. Erika Regiani

Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar, Educação Inclusiva e Design Instrucional.

Coordenadora Pedagógica da Ong Ninho da Águia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.