Maratona de inovação termina com escolha de game que será desenvolvido em 2022
Equipe vencedora do 1º Ideathon criou um jogo sobre ética e fiscalização. Prêmio foi de R$ 10 mil. Evento da AprogeoPR recebeu apoio do Sistema Confea/Crea
Durante dois meses, quatro equipes disputaram a final do 1º Ideathon do Sistema - maratona de ideias que teve a cidade de Maringá como foco no storytelling repassado aos participantes. Organizado pela Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná (AprogeoPR), o evento foi realizado em parceria com o Sistema Confea/Crea, por meio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que tem visão inovadora e aposta em projetos de imersão. Com o tema: “Ética cidadã, Sociedade Segura”, a competição demonstrou o real papel do Conselho na defesa da sociedade. A equipe vencedora recebeu o prêmio de R$ 10 mil. O game será desenvolvido em 2022.
Foram 60 dias de aprendizado, 60h de lives, além de reuniões e mentorias, para construção da proposta final: criar um jogo para ensinar ética e fiscalização aos estudantes, profissionais da área e população em geral. O evento teve mais de 50 inscritos de todo país. Os jogos foram criados a partir de uma história que se dá em 2099, com três personagens: um grande empreendedor do ramo imobiliário; um profissional qualificado de extrema competência que atua no setor da Construção Civil e um fiscal experiente. A grande final aconteceu durante a 3º Semana de Ética do Crea-PR.
No evento, o presidente do Conselho, Ricardo Rocha de Oliveira, reforçou o quanto a autarquia tem inovado em seus processos e como as inovações impactam na boa atuação profissional e nos profissionais do futuro. De acordo com o presidente da AprogeoPR e idealizador do Ideathon 2021, geógrafo Jorge Campelo, a competição foi acirrada. O 1º lugar ficou com time Azul (223 pontos); o 2º lugar com a equipe Baianos (216 pontos); o 3º lugar com os Cangaceiros (199 pontos) e o 4º lugar com a equipe Simula (185 pontos). “A maratona termina com grandes ideias, que em breve serão ajustadas e aplicadas, para uso na academia, no Sistema Profissional e na sociedade, disseminando conhecimento sobre ética e fiscalização para todos”, afirma Campelo.
A final do Ideathon contou com a live do game designer, Tomás Queiroz, que falou um pouco sobre o sentido, essência e real importância dos jogos para a sociedade. Informações sobre os projetos apresentados no evento e equipes participantes no www.ideathon.aprogeopr.org.br.
Crea-PRO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.