Injeção de recursos do 13º salário promete aquecer a economia local
Dinheiro extra deve impulsionar vendas no comércio de Nova Esperança e região. Primeira parcela começou a ser paga na quinta-feira (30).
A primeira parcela do 13º salário começou a ser paga na quinta-feira (30), e a expectativa é que a injeção de recursos na economia de Nova Esperança contribua para o aquecimento do comércio local.
Segundo uma sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR, 40,5% dos paranaenses vão usar o 13º para o pagamento de dívidas, 36% para fazer uma reserva ou investimento financeiro, 27,3% para a compra de presentes e 22,7% para viajar.
Em Nova Esperança, a expectativa é que o dinheiro extra seja usado principalmente para o pagamento de dívidas, que é o destino mais comum para o 13º salário no Paraná.
A reportagem conversou com um comerciante local que tem uma loja de roupas na região central de Nova Esperança. Ele acredita que o 13º salário vai ajudar a aumentar as vendas no comércio local.
“As pessoas estão com mais dinheiro para gastar, e isso é bom para o nosso negócio”, afirma.
A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR também mostra que a destinação do 13º salário varia de acordo com o gênero e a idade do trabalhador.
Entre as mulheres, o principal destino do 13º salário é o pagamento de dívidas, seguido da realização de uma reserva ou investimento financeiro. Já entre os homens, a principal destinação é a poupança ou investimento, seguido do pagamento de dívidas.
Os mais jovens, entre 18 e 24 anos, vão usar o dinheiro extra para realizar uma reserva financeira ou investir. Já os trabalhadores na faixa etária entre 25 e 29 anos vão focar no pagamento de dívidas.
As pessoas na faixa de 35 a 49 anos vão usar o 13º salário para quitar suas dívidas, bem como quem tem entre 50 e 65 anos. E o pessoal da terceira idade vai aproveitar o dinheiro para viajar.