A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Documentário que conta a história da reocupação do Norte do Paraná ganha data de estreia; Saiba onde assistir


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 03/09/2025
  • Compartilhar:

Com gravações no Paraná, São Paulo e também fora do Brasil, “Epopeia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná” terá pré-estreia em novembro nas cidades Maringá, Londrina, Cianorte e Umuarama. Produção entrevistou quase 50 personagens e teve gravações no exterior.

Um documentário inédito contando a história da reocupação do Norte do Paraná já tem data para estreia. "Epopéia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná" chega em novembro e terá pré-estreia em Maringá, Londrina, Cianorte e Umuarama.

Foram meses de intenso trabalho e uma lista de gravações com quase 50 entrevistados. Durante quase um ano, a equipe do Cidades Históricas, responsável pela obra, se debruçou em uma produção dedicada a contar parte da história do projeto agroimobiliário que se deu pelo Norte e Noroeste do Paraná, por meio da Companhia de Terras Norte do Paraná/Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, marco fundamental do desenvolvimento do estado.

Neste mês de agosto, os espectadores já tiveram a oportunidade de ter um spoiler do que está por vir, com a divulgação do making of do documentário. A gravação está disponível nos canais do Maringá Histórica e do Paraná Histórica no YouTube.

Fotos divulgação

Com gravações no Paraná, em São Paulo e também no Reino Unido e Escócia, o filme é dirigido por Miguel Fernando, pesquisador e idealizador do Cidades Históricas.

A produção, cercada de expectativas, promete retratar aspectos ainda não revelados e pouco abordados sobre a empresa que ajudou a fundar mais de 60 cidades, entre elas Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama. Após a pré-estreia, o filme será disponibilizado de forma gratuita por meio dos canais do Cidades Históricas.

De acordo com Miguel Fernando, a obra será uma oportunidade de preservar um momento importante da história do desenvolvimento do Paraná. Ele destaca o papel da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná no desenho do Norte do Estado e em toda a área de influência que atuou e ainda atua.

“A empresa foi a grande responsável por idealizar o grande projeto agroimobiliário do Norte e do Noroeste do estado. Apenas na fase britânica da Companhia, que vai de 1925 a 1944, foram mais de dez cidades fundadas, entre elas Londrina. A partir de 1944, a empresa é adquirida por empresários paulistas, que expandem seu ramo de atuação”, explica Miguel, que assina o roteiro e a direção do documentário.

Também na fase inicial, o grupo ainda era proprietário da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, que visava ampliar os trilhos até Guaíra. Mas, próximo ao final da II Guerra Mundial, houve intervenções internacionais e nacionais que resultaram na nacionalização dessa empresa.

Em 1951, os investidores brasileiros optam pela mudança de sua razão para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), já que haviam ampliado os ramos de atuação.

Em plena atividade, além do ramo imobiliário, a CMNP tem se dedicado ao mercado sucroenergético.

Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Sicoob, Planti Center, Fortgreen, Virginia Distribuidora de Bebidas e Cocamar

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Realização: Cidades Históricas (Maringá Histórica e Londrina Histórica), Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, união e reconstrução


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.