Equilíbrio a chave da boa saúde
Temperança, equilíbrio, autocontrole, palavras que são sinônimas de domínio próprio. Saber se dominar é muito importante em todos os momentos de nossa vida.
A falta de equilíbrio pode trazer consequências negativas. A OMS define “saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”, ou seja, corpo e mente, devem estar em sincronia.
Veja a natureza, se chove demais, ocorre as enchentes, doenças como a leptospirose surgem, se não chove, há racionamento de água, que é fonte vital para nossa sobrevivência.
Se você do tipo da pessoa, que não pode ver algo que já quer comprar, você acaba se endividando e adquirindo coisas demais, que você provavelmente nunca irá usufruir.
Quando estamos preparando uma refeição, se colocamos muito sal, a comida ficará salgada, se colocamos pouco sal, ela ficará insossa, em ambos os casos, difícil de agradar ao paladar.
O mesmo acontece com a nossa saúde, se exageramos no sal ficaremos hipertensos, se não bebermos água, além de ficarmos desidratados, a pele ficará sem vida e brilho e poderemos desenvolver problemas renais.
Se comermos demais, além do necessário, uma dieta rica em açúcares e gorduras, virá o sobrepeso e com ela doenças como diabetes e colesterol poderão aparecer.
Se guardarmos rancor no coração, poderemos ficar doentes da alma, depressivos, angustiados e tristes.
Ter uma vida equilibrada é muito importante, porque só assim você poderá ter a calma e a tranquilidade, para enfrentar os problemas do dia a dia.
Mas, para você desenvolver este autocontrole, este domínio sobre o que é de mais ou de menos, é preciso dedicação, você precisa querer, é preciso disciplina.
Alguns conselhos úteis:
Não fume e nem use drogas.
Não abuse do álcool e nem de refrigerantes.
Não trabalhe demais, procure ter horas de lazer e descanso.
Procure fazer atividades físicas, mas sem exagero.
Beba água, cerca de 8 copos de água por dia.
Procure ter uma alimentação equilibrada e saudável. Evite doces e alimentos calóricos, embutidos e muito salgados.
Se exponha ao sol de 25 a 30 minutos por dia, não mais que isso, sempre antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas. Use óculos.
Durma bem, ter uma boa noite de sono faz com que você acorde mais disposto e feliz para enfrentar o dia.
Tenha momentos de meditação e relaxamento. Aproveite este tempo para se conectar com Deus.
Procure fazer o que te faz feliz e te dá prazer.
Procure conversar e estar perto das pessoas que você ama.
Procure ter uma vida controlada, pois o desequilíbrio nos priva, te ter uma vida saudável e rica. Busque saúde. Almeje o perfeito equilíbrio do bem-estar físico, mental, espiritual, emocional e social. Use o bom senso e seja feliz.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.