A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Neste inverno seja responsável e use o bom senso


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 19/05/2022
  • Compartilhar:

Eis, que depois de um longo tempo sombrio em que nós todos fomos obrigados a escondermos nosso sorriso atrás de uma máscara, pudemos finalmente tirar e respirar aliviados.

        Mas, será que essa medida não foi prematura? Uns acham que sim, outros que não.

        Acredito que o bom senso e a prudência devem ser nossas amigas neste momento.

        Ora, com as quedas de temperatura, é natural que casos de doenças respiratórias aumentem consideravelmente. Vemos com tristeza todos os anos, que apesar dos postos de saúde oferecerem vacina contra a Influenza, para o público alvo, a procura por ela nunca alcança a meta desejada.

        Alguns desafiam o frio e não se agasalham, procuram ficar em ambientes com pouca ventilação, todos aglomerados num mesmo ambiente respirando o mesmo ar, onde o perigo de contaminação de uma pessoa para a outra facilmente acontece.

        Vemos também que casos de Covid-19 voltaram a aumentar, e não só ela, doenças como asma e bronquites, gripes e resfriados, e alergias, lotam as salas de espera de hospitais, UPAS e consultórios médicos.

        Talvez seja o momento de voltarmos a usar máscaras, não por medo, mas, por respeito pela nossa saúde e para com o próximo. Não é preciso um decreto que nos obrigue, a nossa consciência deve falar mais alto nesta hora.

        Se você estiver num ambiente com outras pessoas como transportes coletivos, shows, salas de aula, consultórios médicos, entre outros, use máscara. Se estiver com sintomas respiratórios como tosse e espirros, gripes ou resfriados, faça uso dela.

        Preservar a nossa saúde neste inverno é fundamental, para nos mantermos saudáveis.

        Não desafie o frio, respeite e procure ter todos os cuidados para não adoecer.

        Beba bastante água, mesmo sem sede. Se mantenha agasalhado; evite o choque térmico, uma boa dica procure depois do banho, se enxugar e se trocar no banheiro mesmo; procure fazer exercícios físicos no inverno, com cautela e bem agasalhado; abra as janelas e deixe o sol invadir o ambiente, ambientes fechados e sem circulação de ar, aumenta a proliferação de vírus e bactérias. Evite estar em ambientes fechados com muitas pessoas.

Hidrate seus olhos e narizes, use colírios e sprays nasais (tipo de jato contínuo) à base de soro fisiológico. Pisque várias vezes para evitar o ressecamento dos seus olhos.

Use roupas apropriadas, como peças justas em contato direto sobre a pele (tipo segunda pele), e ou roupas térmicas garantem melhor isolamento térmico e protegem contra o frio.

        Enfim, é nosso dever zelar pela nossa saúde, seja responsável por ela e pelo seu próximo, se mantenha aquecido e hidratado, vacina-se, e neste inverno que tal manter o distanciamento social, adotar a etiqueta respiratória, e usar máscaras? Pois, o vírus do coronavírus continua a circular, e outras doenças respiratórias também, então, como diz o ditado o seguro morreu de velho.

        Cuide da sua saúde, seja responsável.

 

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.