A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 02/06/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Datafolha: Lula (PT) tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro(PL)

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas que votam acima de 16 anos, nos dias 25/26 de maio em 181 municípios brasileiros e no Distrito Federal, levando em consideração o percentual de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Pela pesquisa, as possibilidades de Lula ganhar no primeiro turno são amplamente favoráveis. Se houver um segundo turno, Lula tem 58% de intenções de voto contra 33% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) 7% e Simone Tebet (MDB) 2%. Chama  a atenção nesta pesquisa, o crescimento de Lula no Sul do país, entre os pobres, católicos ( 54% para Lula e 23% para Bolsonaro), mulheres ( 49% Lula e 23% Bolsonaro)  e até entre os evangélicos, onde Bolsonaro tem 39% e Lula 36%, cuja diferença neste seguimento já esteve bem maior. Já existe um empate técnico entre os evangélicos.  Entre os que tem de 16 a 24 anos, Lula tem 58% e Bolsonaro 21%. Entre os negros, 57% para Lula e 23% para Bolsonaro. No Nordeste, Lula tem 62% de votos contra 17% de Bolsonaro. Entre os assalariados, Lula tem 53% e Bolsonaro 24%. Entre os desempregados, Lula 57% e Bolsonaro 16%. Entre os que recebem Auxílio Emergencial, Lula 59% e Bolsonaro 20%. Segundo ainda o Datafolha, Bolsonaro somente supera Lula, nas pessoas que têm renda superior a 10 salários mínimos com Bolsonaro 42% e Lula 31% e entre os empresários que dá 42% para Bolsonaro e 31% para Lula, ou seja, praticamente o mesmo percentual anterior.

A verdade é que a disparada de Lula nas intenções de voto e a rejeição recorde de Bolsonaro está levando pânico e desespero ao covil bolsonarista a ponto dos servidores e secretários do Ministério da Economia, do ministro Paulo Guedes, fazerem um bolão secreto sobre quem ganharia as eleições presidenciais. Deu Lula fácil. Como diz o sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox/Populi: “Lula somente não será eleito caso não haja eleição”.

Bolsonaro chamou o Datafolha de “canalhice” porque revelou divisão no eleitorado evangélico

Segundo pesquisa Datafolha em 2020, os evangélicos representavam cerca de 30% da população brasileira, em torno de 65,5 milhões de pessoas. Na última pesquisa   Datafolha, de 26 de maio, o instituto diz que os evangélicos somam mais ou menos 31% do eleitorado, cerca de 45 milhões de votos.  Para o Datafolha, 39% dos evangélicos votariam em Bolsonaro e 36% em Lula. Bolsonaro falou uma série de bobagens afirmando que “é um absurdo o Datafolha dizer que os evangélicos estão divididos. Não passa de uma canalhice,” afirmou. O presidente tem que entender que ele mesmo sendo evangélico, não é unanimidade. Ele terá que ser submetido a vontade dos irmãos e do povo brasileiro.  Ou ele acha que ser evangélico imuniza a crise, a sua péssima e precária administração. Pelo que o presidente fala, ele acha que tem todos os evangélicos as mãos. Será? Ledo engano presidente. Ou o senhor acha que os evangélicos não frequentam supermercados e não tem ideia dos preços dos alimentos.  Ou os evangélicos não sabem quanto custa o combustível, a  fome que assola mais de 20 milhões  de brasileiros e outros tantos desempregados, o negacionismo do presidente em comprar vacinas para a população  sendo responsável pelas milhares de morte na pandemia, as falcatruas no Ministério da Educação, a corrupção no governo mostrado pela CPI do Senado,  o favorecimento do agronegócio nos desmatamentos da Amazônia, os gastos em orgias dos militares, os milhões gastos em cartões corporativos, o superfaturamento na compra de ônibus escolares e os kits robóticas, que Bolsonaro quer privatizar o SUS e a Petrobras, acabar com as universidades públicas, acabar com a democracia,  as rachadinhas  que envolve o governo? Será que os evangélicos esqueceram que Bolsonaro não gosta de moradores de periferia, pobre, preto, mulher e LGBTQ+? Será que os evangélicos vão engolir tudo isso, presidente?

Tributo à Milton Gonçalves: homenagens merecidas

Em 2014, minha família foi convidada pelo presidente da Escola de Samba Vai-Vai, através da filha Jessica, que morava ao lado da quadra da escola, para desfilar pela Vai-Vai no carnaval paulistano. Aceitamos o convite, saímos na Ala dos Universitários e na concentração VIP no Hotel Holliday In, fomos apresentados à alguns atores, entre eles, o Milton Gonçalves. Conversamos bastante com ele, trocamos várias ideias e ficou da gente se encontrar novamente após o desfile, pois ele seria homenageado num carro alegórico. O desfile foi excelente e depois de vários anos, a Vai-Vai foi campeã.  Num papo que tivemos com ele, Milton mostrou ser aquele artista negro que não aceitou o que a sociedade o queria impor, ou seja, você vai ser faxineiro, ladrão, lixeiro, um alcoólatra, desempregado, como Mussum, Tião Macalé, etc. Queriam que Milton perpetuasse estereótipos negros na TV, Teatro, Cinema, etc. Milton não aceitou. Eu tenho o meu valor! Quando o país viu um negro, de toga interpretado por Milton Gonçalves, na minissérie “As Noivas de Copacabana” com o sensacional Miguel Falabella, o público brasileiro vibrou demais com a interpretação de Milton, um papel geralmente destinado a atores brancos. Milton cresceu muito na dramaturgia e se tornou uma estrela de primeira grandeza. Dia 30 de maio último, ele nos deixou, aos 88 anos. Foram mais de 60 anos de carreira no teatro, cinema e TV, como ator, diretor, dublador, dramaturgo. Na TV Globo, foi um artista que sempre lutou pela valorização e reconhecimento do trabalho dos negros. Milton, você será sempre lembrado pelo seu talento, por negros e brancos, e pela célebre frase de sua autoria: “Não sou   do movimento negro, eu sou um negro em movimento,”

Coisas do Cotidiano

·        Nova Carteira Nacional de Habilitação entrou em vigor dia 1º de junho.  Dentro dos padrões internacionais estabelecidos em Viena, Áustria, a nova Carteira Nacional de Habilitação já está sendo fornecida pelos Detrans desde o dia 1º de junho último, com algumas alterações e elementos gráficos contra fraudes e falsificações, além de atender os requisitos internacionais, com os dizeres: Carteira Nacional de Habilitação/Driving Licence/Permis de Conduire. Se você quiser pode solicitar o nome social e filiação afetiva do condutor na nova carteira. O tempo de validade continua os mesmos em relação as faixas etárias.

·        A desvalorização do jogador Neymar. Contusões, fracassos, desrespeito a profissão, farras intermináveis, suspensões, expulsões gratuitas, simulações, decepções no seu clube, o PSG, com 30 anos e cinco meses, Neymar sofre uma desvalorização brutal em seu passe. Muitos cronistas esportivos afirmam que ele atrapalha a seleção brasileira.

·        O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o KAKAY, fissurado pelo jogo de tênis, na semana passada esteve em Paris e assistiu uma partida pelo Torneio Aberto de Roland Garros, aquele mesmo torneio que o nosso Guga foi campeão.  Durante a partida, o silêncio é fundamental.  Naquele silêncio sepulcral, KAKAY na arquibancada, levantou e gritou: “Fora Bolsonaro”. Todo mundo ao redor dele queria saber o que era, outros brasileiros que estavam por lá pegaram carona no Fora Bolsonaro. Veja o vídeo nas redes sociais.

·        Três dias após massacre nos Estados Unidos, o Estado do Texas faz um evento para armar a população. Com a presença do bolsonarista americano, ex presidente Donald Trump, que fez um discurso pedindo a todos os cidadãos americanos que comprem armas na convenção pró armar a população, três dias após um massacre numa escola no mesmo Estado do Texas, onde morreram 19 crianças e duas professoras.

·        Governo vai cortar verba bilionária do Ministério da Educação, inadmissível e inacreditável, para reajustes salariais dos servidos públicos de 5% antes das eleições. Serão 14 bilhões no orçamento do MEC afetando diretamente as universidades federais, despesas de custeios, investimentos, bolsistas   e institutos federais. Governo Federal e Congresso estão entrando na reta final para aplicar medidas econômicas antes que entrem em vigor as restrições eleitorais que impedem a execução de “bondades” para ganhar eleitores e apoios nas eleições.

·        Senai Londrina é referência em computação em nuvem, depois que o londrinense Thiago Rocha de Araújo, se tornou o melhor do Brasil e com o mercado aquecido e com boas oportunidades para quem busca qualificação profissional,, o Senai de Londrina que há tempo vem se destacando neste  ramo  da computação, participará de uma competição como representante do Brasil num evento mundial na cidade de Shangai, China.

·        Mercado de Moto Elétrica vive “BOOM” e com fila de espera para compra que pode passar de um ano. As motos foram tão bem recebidas que a fabricante brasileira VOLTZ vai abrir uma nova fábrica em Manaus para dar conta da demanda. As motos reduzem os custos diários, substancialmente, pelos deslocamentos para o trabalho. Hoje, o modelo mais simples de moto elétrica custa em torno de R$ 11.000,00. Já um patinete elétrico simples custa em torno de R$ 3.000,00.

Entrelinhas

***Sem capacete, Bolsonaro faz motociata em Goiás. Onde estava a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que não abordou o presidente? Genivaldo, um motoqueiro negro, foi asfixiado e morto por não usar capacete pela PRF.***Virada Cultural em São Paulo tem o refrão de “Fora Bolsonaro” e Olê, Olê,  Olê, Olá, Lula, Lula”***O senador Flávio Bolsonaro chama “ A Marcha para Jesus” de “O Carnaval do  Bolsomito”.*** O jogador brasileiro Vini Jr escreve o seu nome na história da Champions  League, ao marcar o gol da vitória do Real Madrid contra o Liverpool, conquistando o título da  League pela 14ª vez.***Whey  protein pode ajudar a manter massa muscular no envelhecimento.***Policiais Militares de São Paulo dão risadas enquanto golpeiam a genitália de rapazes durante abordagem em favelas. Uma das vítimas  classificou o caso como tortura e abuso de autoridade e vai entrar na Justiça contra a Polícia e o policial.***As Forças Armadas têm o maior ganho salarial entre os servidores federais nos últimos 10 anos.*** Os evangélicos votarão em Lula baseado na economia do país e não em costumes. Se tirar o mundo evangélico da bolha bolsonarista, Lula ganha no primeiro turno.” (Pastor Paulo Marcelo Schallenberger, da Assembleia de Deus de Foz do Iguaçu).

 

 

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.