A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 25/03/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

A Política de Preços  de  Paridade de Importação (PPI) da Petrobras após o golpe de 2016, dolarizou os preços dos combustíveis no Brasil

O presidente Bolsonaro vive falando pelos quatro cantos do país que ele não pode fazer nada sobre os constantes aumentos dos preços,  até abusivos, dos combustíveis e do gás de cozinha pela Petrobras. Diante desta afirmação, Bolsonaro continua com as suas falácias, com as suas mentiras.

É um presidente despreparado para o cargo e insensível ao drama vivido diariamente pela nossa população. 

Entendemos que vale a pena dizer neste momento que a Petrobrás é uma empresa estatal de economia mista, o que significa que se trata de uma empresa pública, de capital aberto, criada pelo governo federal (ex presidente Getúlio Vargas), com participação de outras empresas privadas e do Estado, sendo o próprio Estado o detentor da maior parte das ações. Por este motivo é que o presidente da Petrobras é nomeado pelo presidente da República. O que aconteceu também foi que quando o PT estava no poder, a política de preço era comandada pelo maior acionista, que é o governo federal. Depois do golpe e o impeachment de 2016 que derrubou a ex presidente Dilma Rousseff, o então presidente Temer e os acionistas, maioria estrangeiros, acharam por bem  estabelecer a política de paridade dos preços de importação, com o apoio posterior  de Bolsonaro. Os preços no Brasil passaram a ser definidos a partir do preço do refinador americano, mais transporte, mais tarifa de importação, seguro e margem de lucro. É que está em vigor. É a dolarização dos combustíveis no país.  Cada vez que a Petrobras aumenta os preços ( com uma certa frequência),  os mesmos  acabam sendo  repassados  para os intermediários até chegarem  no consumidor final.  O  superlucro da Petrobras está sendo sugado do bolso do povo brasileiro. Ao longo de  2021, os acionistas  (maioria estrangeiros) receberam R$ 106 bilhões em dividendos, quase  10 bilhões de reais por mês. O dono da Petrobrás é o povo brasileiro e não o  mercado internacional. 

Diante de tudo isso, o governo federal tem amplos poderes para mudar o estatuto da empresa, assim como mudar a sua política de preços. Se Bolsonaro não faz nada contra este crime, é porque ele não quer fazer, não tem interesse, até porque, de acordo com o regime neoliberal em vigor no Brasil, o Estado não  tem qualquer  interesse em administrar empresas públicas, funcionários, preferindo que elas sejam privatizadas. E é o que quer Bolsonaro e o seu ministro da Economia Paulo Guedes. Uma das Refinarias de Petrobras  na Bahia já foi vendida.  Então não adianta ficar trocando o presidente da Petrobras, mentindo ao povo brasileiro senhor presidente, sem mudar o estatuto da estatal. Vai continuar a mesma palhaçada!  Em  linhas  gerais, é isso que o povo tem que entender!

Bolsonaro, ministro Milton Riberio, Centrão e Pastores transformaram o Ministério de Educação e Cultura(MEC) num balcão de negócios

É vergonhoso as negociatas no MEC comandadas pelo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, com apoio do presidente Bolsonaro, políticos do Centrão, que, segundo áudio vazado e denunciado pelos jornais O Estado de São  Paulo e Folha de São Paulo, onde  os pastores evangélicos, liderados por Arilton Moura e Gilmar Santos, fazem todos os tipos de negociatas para liberações de verbas para os municípios. Até 1 quilo de ouro entrou na jogada como propina. Por ordem de Bolsonaro, disse o ministro Milton Ribeiro, as verbas só serão priorizadas aos municípios que forem solicitadas pelos pastores evangélicos acima referidos. O pastor  José Wellington Bezerra da Costa, um dos líderes da Assembleia de Deus, que também faz parte do esquemão, disse que “não são os prefeitos os beneficiados, mas sim, os irmãos em Cristo.” A denúncia desse  esquemão, ou melhor, Bolsolão, foi feita pelo prefeito Gilberto Braga (PSDB), de Luís Domingues, Maranhão. Tudo em nome de Jesus!

Em protesto, o ex presidente da Funai devolve Medalha do Mérito Indigenista, após a mesma honraria ser concedida ao presidente Bolsonaro

Segundo o ex presidente, Sidney Ferreira Possuelo, não é possível entregar a referida medalha ao presidente Bolsonaro, que é o expoente máximo neste país de ataques aos direitos indígenas., querendo tirar as terras indígenas para entrega-las ao agronegócio, a indústria do grimpo, etc. Por considerar que a esta honraria perdeu o seu devido significado com esta atitude, devolvo a minha medalha conquistada após um brilhante trabalho junto com os indígenas durante muito tempo. 

Por 4 votos a 1, a quarta turma do Superior Tribunal de Justiça(STJ) decidiu que o ex procurador Deltan Dallagnol terá que indenizar o ex presidente Lula por dano moral

A indenização vai passar de R$ 100 mil pelo fato de Dallagnol ter acusado Lula como chefe integrante de uma suposta quadrilha criminosa, fato esse que não se comprovou com o passar dos anos. Como é de conhecimento do povo brasileiro, Dallagnol e o ex juiz parcial Sérgio Moro, usaram a Lava Jato para condenar Lula, sem provas, afim de que ele não participasse do pleito de 2018, com vitória do atual presidente Bolsonaro. O próprio presidente Bolsonaro não cansa de dizer que Moro foi o seu grande cabo eleitoral por ter  decretado a prisão de Lula, abrindo caminho para a sua eleição. Para Zanin, advogado de Lula, “a quantia é pouca, mas tem muito significado para todos os brasileiros.”

Rejeição das mulheres a Bolsonaro vem aumentando em todo o país

Pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada segunda feira última, 21 de março, mostra que o presidente Bolsonaro tem uma preferência de 23% entre as mulheres, número este que vem piorando por causa da inflação alta e a queda nas rendas. Enquanto isso, Lula tem 44% do voto das mulheres, o que lhe garante boa vantagem nas eleições, principalmente levando em consideração que as mulheres representam 52% do eleitorado. Há uma parcela de mulheres que reprova Bolsonaro pelo seu caráter machista, grosseiro, misógino e até violento contra as mulheres. 

Coisas do Cotidiano 

• Rússia usando míssil hipersônico na guerra contra a Ucrânia. Trata-se de uma arma poderosíssima cuja a sua interceptação aérea torna-se extremamente difícil pelo fato de poder atingir uma velocidade de até 6.000 k/h. A velocidade do som é de 1224k/h. A sua capacidade de destruição  é tanto em largura como em profundidade, como vem acontecendo nas destruições de armamentos e mísseis ucranianos depositados em locais profundos. É questão de dias a Ucrânia será transformada em cidades fantasmas e uma montoeira de escombros.

• Lula Livre volta ao Paraná depois de deixar a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde ficou preso por 580 dias, Lula  Livre volta ao Paraná pela primeira vez e é recebido por milhares de pessoas  na capital do Estado e também em Londrina. Em Curitiba Lula deu posse ao ex senador Roberto Requião e  seu filho, o deputado estadual Requião, como novos integrantes do PT. Antes da posse, Lula fez questão de conversar e abraçar os integrantes da Vigília Lula Livre, que permaneceu todo o tempo em vigília durante a sua prisão.  Em Londrina,  cerca de 15 mil pessoas recepcionaram o ex presidente que fez uma visita ao assentamento do Movimento Sem Terra (MST). “Brasil é o terceiro país do mundo em produção de alimentos e  a gente não pode conceber a ideia que tem 19 milhões de pessoas que não tem o que comer, e mais  116 milhões que sentem algum problema de insegurança alimentar.”(Lula ).

• Governo paraguaio repudia as declarações infelizes  de Paulo Guedes – O ministro Paulo Guedes, da Economia, fez novamente uma afirmação extremamente infeliz. Disse: “o Paraguai  virou praticamente um  estado brasileiro muito rico  com impostos baixos.”  O governo paraguaio emitiu uma nota repudiando as declarações de Guedes. “O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente.” Paulo Guedes   é um medíocre, uma erva daninha em nosso país. Deus queira que logo seja banido.

• Prédio da ex Escola Ana Rita, está  abandonado há vários anos. O local está sendo ponto de encontro de desocupados, uso de drogas,  além de um matagal cheio de lixo que, com certeza, é local de procriação de mosquitos da dengue, escorpiões, aranhas, etc. Várias pessoas que ali estudaram e hoje são profissionais, empresários,  nos mais diferentes setores, falam do potencial educativo, da qualidade de ensino  que era a Escola Ana Rita. Que tal reativar aquele prédio e transformá-lo numa escola profissionalizante?

• Você sabe o que é Sarcopenia e Vigorexia? Sarcopenia é um síndrome caraterizada pela perda progressiva da  massa muscular  associada  a perda da força muscular e redução do desempenho físico. A pessoa perde força muscular  para realizar atividades físicas, levantar, deitar, caminhar, subir escadas. Pode estar relacionada com a velhice, déficit hormonal, má alimentação, sedentarismo. Vigorexia, é uma doença psicológica caracterizada pela preocupação constante de não ser um sujeito suficientemente musculoso. É também chamado de Transtorno  Dismórfico  Muscular. A pessoa sempre  se enxerga fraca, sem músculos.

• Será que a  Petrobras faria isso? – Muitas pessoas poderiam questionar se o dólar ou petróleo  baixou de preço,  porque  a Petrobras  não reduz os preços dos combustíveis?

• Bolsonaro continua inovando – Tudo começou com moedas na era Judas. Modernamente, veio o esquema das rachadinhas. Agora o esquema continua em vigor, mas foi modernizado por Bolsonaro e o pastor ministro Milton Ribeiro, transformando as propinas em barras de ouro. O tempo das malas cheias de dinheiro, dos apartamentos abarrotados de verbas, dinheiro nas cuecas e tudo mais, passou. É a inovação das falcatruas, corrupção, como abrir igrejas, etc. Esta é a nova política que Bolsonaro queria implantar no Brasil, quando foi candidato.  No princípio era o verbo. Hoje, é a verba. Tudo em nome de Jesus!

Entrelinhas

***Coritiba bate o Athletico, na Arena da Baixada por 2 x 1 e joga por um empate para se classificar para a final.***Bolsonaro avisa: o pastor Milton Ribeiro pode cair. Mas quem designa o novo ministro para a pasta da Educação, sou eu. E mais ninguém. O MEC, é o mais novo balcão de negócios do governo.***Mãe e filha saíram do esconderijo para tomar um pouco de sol e morreram atingidas por destroços  provocados por um míssil, na guerra da Ucrânia.***. Nos Estados Unidos, os aviões semelhantes ao que caiu na China, estão recolhidos.*** Ao se filiar no PSB, depois de 30 anos no PSDB, Alckmin disse: “Não vamos desistir. Lula é a esperança do Brasil.”

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.