Pingos e Respingos
Opinião do Blog
Bispo e Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella usava a Igreja Universal para lavagem de dinheiro.
Projeto antigo dos líderes da Igreja Universal, comandada pelo bispo Edir Macedo, era misturar política com religião, e quem sabe, chegar ao topo da política brasileira. Que fieis coisa nenhuma. Para tanto, resolveram investir no pastor e bispo Marcelo Crivella, que vinha crescendo na política do Rio de Janeiro, chegando a se eleger senador em 2002 e reeleito em 2010, com uma expressiva votação. Mas a ambição da logomarca daquela igreja era bem maior ou seja, chegar ao topo da política nacional. Crivella saiu candidato a prefeito do Rio de Janeiro, em 2016 e, com grande apoio dos evangélicos, acabou se elegendo. Aí começa os problemas porque a prefeitura tornou-se um quartel general de propinas. Rio de Janeiro é uma cidade que corre muito dinheiro de todos os cantos, desde o turismo nacional e internacional, até o trafico de drogas. Pra administrar, Crivella teve que fazer acordos com uma série de pessoas, entidades, donos do jogo bicho, carnaval, esportes, líderes do tráfico de drogas, líderes das favelas, alguns chefes da polícia militar, milícia, por aí afora. Durante o seu mandato esteve inúmeras vezes envolvido em investigações criminais, com três pedidos de impeachment. Cercado de bandidos de todos os lados, principalmente do empresário Rafael Alves, Crivella se perdeu. Envolveu-se no crime, corrupção, propinas, falcatruas, fraudes em licitações, culpou a população pelas enchentes, encheu a prefeitura de cargos comissionados de evangélicos de sua igreja, chegando a ponto de usar a igreja Universal da qual pertence, para lavar dinheiro que, segundo o Ministério Público, atingiu movimento atípico de seis bilhões de reais. Pode uma coisa dessa? Durante a pandemia, a coisa piorou porque teve que fazer também diversos acertos com os fornecedores da saúde na compra de equipamentos, gerando mais escândalos. Ainda na campanha a reeleição para prefeito, foi muito "queimado" pelo apoio do presidente Bolsonaro e de seus filhos. Não deu outra. Crivella perdeu a eleição e foi preso com diversos auxiliares. Por ser de risco e foro privilegiado, uma liminar do STJ poderá colocar Crivella em prisão domiciliar, mas com tornozeleira. Com isso, foi-se por terra o projeto de levar a logomarca da igreja Universal ao ponto mais alta da política brasileira.
Não é verdade que vacinas contra a Covid-19 podem alterar o nosso DNA
Uma coisa vale apena afirmar desde já é que nas redes sociais estão minadas de vídeos e desinformações, apontando que as vacinas contra a Covid-19 poderiam causar danos genéticos irreversíveis. Primeiramente nós temos que acreditar na ciência que já deu provas milhares de vezes de sua capacidade. Graças a inúmeras vacinas, antibióticos, medicamentos e outras substâncias existentes é que a humanidade está de pé até hoje Faça você mesmo uma retrospectiva e veja a importância das vacinas em nossas vidas. Além do mais, as vacinas estão sendo fabricadas por laboratórios de ponta no conceito mundial. Não é laboratório de fundo de quintal. Em rápidas palavras, para entendermos bem, as células constituem estruturas microscópicas que fazem parte da organização dos seres vivos. Sua estrutura, a grosso modo, tem uma parte central chamada núcleo e, ao seu redor, temos o citoplasma e por fim, circundando toda a célula, a chamada membrana plasmática ou citoplasmática. Quanto ao DNA, palavra frequentemente usada em nossos dias, é uma molécula do ácido desoxirribonucleico, situada no núcleo da célula, sendo responsável pelas características físicas e biológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. A cor dos olhos, cabelos, características físicas, etc. estão dentro dessa molécula de DNA. Como se vê, essa molécula armazena as informações genéticas dos seres vivos. Existe uma outra estrutura chamada RNA (abreviatura do ácido ribonucleico), que é uma molécula essencial na síntese de proteínas, encontrada no citoplasma da célula. Há vários tipos de RNA e o usado na fabricação de certas vacinas é do tipo RNA mensagero (mRNA).
As vacinas mais comuns que serão usadas no Brasil
Coronavac/China/Butantã - Esta vacina usa o vírus SARS-COV-2, que é o Coronavírus (o vírus da Covid-19), inativado (pelo calor, produtos químicos), que são injetados no organismo como vacina, que irá produzir as chamadas defesas orgânicas, ou seja, os anticorpos e resposta celular (linfócitos). Esta técnica é da maioria das vacinas que usamos.
Pfizer/BioNTech e Moderna - São as chamadas vacinas gênicas. Os cientistas identificam o mRNA (material genético) do coronavírus, já modificados e colocam dentro de um lipossoma (carreador de material genético), uma espécie de gota de gordura, como se fosse um envelope. Esse material funciona como vacina que aplicado no ser humano, vai criar as defesas, os anticorpos e resposta celular (leucócitos);
Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e Janssen- Os cientistas pegaram um Adenovírus (vírus que geralmente ocasionam doenças do aparelho respiratório como resfriado comum, conjuntivite, etc), depois de geneticamente modificado para se tornar fraco, não infeccioso, eles pegaram um fragmento do material genético do coronavírus modificado e não infeccioso e inseriram dentro do Adenovírus, que vão funcionar como vacina que, aplicada no ser humano, vai criar anticorpos e resposta celular (leucócitos).
Todas essas vacinas são seguras, com 90 a 95% de eficácia e podem ser aplicadas sem o menor medo, como afirmam os infectologistas e pesquisadores de todo o mundo, tranquiliza a microbiologista brasileira, Natália Pasternak. Há muitas fakes news por ai falando besteiras, que acompanham o desinformado e negacionista presidente Bolsonaro. Nenhuma das agências de segurança de vacinas no mundo está relaxando a fiscalização, mas simplesmente acelerando os processos de autorização. Um verdadeiro batalhão de cientistas, pesquisadores, infectologistas, governantes, iniciativa privada, aliadas as novas tecnologias, a necessidade imperiosa, fizeram essas vacinas em tempo recorde. Enquanto a população não estiver vacinada, a única arma que temos é usar máscara, higienização com álcool em gel, distanciamento social, evitar aglomerações e se cuidar.
Bolsonaro afirmou: "pressa por vacina contra a Covid-19, não se justifica"!
Na quarta feira, 16 de dezembro, numa reunião com governadores sobre vacina, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia afirmado: "para que essa ansiedade, essa angústia"? Agora vem o presidente Jair Bolsonaro dizendo que "pressa por vacina contra a Covid-19, não se justifica." O presidente ainda disse: "quem tomar a vacina da Pfizer poderá virar jacaré ou nascer pelos em mulheres ou homem começar a falar fino." Realmente estamos lascados nas mãos desse medíocre presidente. Bolsonaro já afirmou várias vezes que "todos nós vamos morrer mesmo" deixando claro que ele está pouco se lixando se morrer 180 mil ou 200 mil pessoas, que para ele será indiferente. A pandemia avança de maneira galopante, com o aumento do número de infectados e de mortes e a única maneira de frear tudo isso é a vacinação em massa. É o que os países com presidentes lúcidos estão fazendo, que não é o caso do Brasil. Lamentavelmente, pelo negacionismo de nosso presidente, chamando a Covid-19 de gripezinha, ele não deu nenhuma importância para as medidas preventivas da doença durante toda a pandemia, chegando a dizer que o Brasil era um país de maricas, pelo fato das pessoas estarem com medo de morrer da Covid-19. Como diz o jornalista Sakamoto, "o presidente não está dando bola pelo número de mortos porque ele teve mais de 50 milhões de votos nas eleições" "A preocupação dele é com o desemprego e economia pois pretende ser candidato em 2022." Apesar do presidente não estar preocupado com a pilha de cadáveres que se possa formar no cemitérios, o povo brasileiro merece respeito e a vacinação é uma grande esperança de melhora na atual situação. A sorte de nosso presidente é ter um Congresso e uma Justiça conivente porque num país sério seu impeachment já teria sido decretado." ´´E impressionante a estupidez de Bolsonaro. Seu imbecil, cala essa boca um santo dia" (do ex prefeito de São Paulo, ex ministro e professor Fernando Haddad).
Coisas do Cotidiano
• Boas Festas, Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos os leitores desta coluna;
• Atriz Nicette Bruno, 87, morre de Covid-19, adquirida de familiar com a doença, mas assintomático;
• Pedro Bial, em seu programa, 17 de dezembro, na Rede Globo, fez duras críticas ao presidente Bolsonaro chmando-o de "inominável, acéfalo, delirante, desgovernante e sem noção!
• Filmes Bacurau e Mulher Maravilha-1984. O filme brasileiro Bacurau é eleito o melhor filme estrangeiro em premiação dos críticos de Nova York. Vale a pena assistir. Já Gal Gadot, A Mulher Maravilha, está arrebentando com o seu filme Mulher Maravilha-1984;
• Bolsonaristas e as vacinas anti Covid-19. Em Curitiba, um grupo de pouco mais de 20 pessoas, saíram as ruas com camisetas bolsonaristas, enrolados em bandeira do Brasil, fazendo manifestações contra as vacinas anti Covid-19, incitando a população a não tomar tais vacinas. Pessoas que passeavam pelo local, chamaram os manifestantes de vagabundos, ignorantes, imbecis. Como se diz: " no Brasil, você tem que lutar contra o novo coronavírus e a ignorância";
• Câmara Argentina decreta uma taxação de 2% sobre as grandes fortunas do país. De 10 mil a 15 mil pessoas sofrerão a taxação, que poderá arrecadar 19 bilhões de reais (em nossa moeda);
• Vergonhosa a atitude do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), alcoolizado, assediando sexualmente a colega deputada Isa Penna(PSOL-SP), na Assembleia Legislativa, em São Paulo.
Entrelinhas
***O ex atleta de vôlei Giba, destaque da seleção brasileira, teve a sua prisão decretada pela policia paranaense pela falta de pagamentos de pensões alimentícias de seus filhos, frutos de um casamento com ex atleta romena. ***A Nadadora Mariana Franklin Ferreira da Silva, 14, de Presidente Prudente (SP), morre de complicações da Covid-19. ***Dezembro laranja, mês dedicado ao câncer de pele. Cuidado com o sol de verão. ***Herdeiro das Casas Bahia é acusado de estupro e aliciamento por 14 mulheres. ***"O problema de Bolsonaro não é político, mas psiquiátrico." (Jornalista Chico Alves).