Pingos e Respingos
Opinião do Blog
Entenda a polêmica de Anitta e Zé Neto que gerou investigação de prefeituras pelo Brasil afora pelos Ministérios Públicos Estaduais
Um dos assuntos que continua dominando as redes sociais foi a decisão dos Ministérios Públicos Estaduais investigarem os altíssimos cachês que as prefeituras de diversos municípios do Brasil pagam para cantores sertanejos. Em maio último, quando a dupla Zé Neto e Cristiano se apresentava em Sorriso, MT, o cantor Zé Neto fez duas declarações polêmicas no show. . Ele afirmou que “cantores sertanejos não dependem da Lei Rouanet ( lei federal de incentivo à cultura, que paga pouco), porque o nosso cachê quem paga é o povo (referindo-se as prefeituras que contratam os shows). Em seguida ele disse: “a gente não precisa fazer tatuagem no toba para mostrar se a gente está bem ou não.” Essa história do “toba e tororó” foi porque a cantora Anitta disse em rede social que havia feito tatuagem no ânus. Pronto, a fala de Zé Neto gerou polêmica e investigação de cachês que esses cantores sertanejos recebem de prefeituras.
Nas investigações, inclusive da dupla Zé Neto e Cristiano, foram divulgados contratos de diversos cantores, entre eles, pegaram Gustavo Lima para Judas, por contratação direta, sem concorrência e usando dinheiro do caixa das prefeituras para pagar os artistas. Gustavo Lima, que apoiou o cantor, acabou sendo o mais penalizado por ser o mais famoso e o mais requisitado, tendo a sua agenda cheia de shows com cachês de mais de um milhão de reais, muitas vezes, de prefeituras sem nenhuma condição de pagar tal valor. Mas é importante que Gustavo Lima, de cortador de cana aos cachês milionários e outros sertanejos, saibam porque estão apanhando. Foi o que aconteceu na Bahia que uma determinada prefeitura usava o dinheiro enviado pelo governo federal para combater enchentes, para promover shows com cachês caríssimos para sertanejos em Festas Juninas. Em outros municípios, até verba da saúde, educação, infraestrutura, foram desviadas para cachês de sertanejos.
Esse assunto não é novidade nenhuma porque não é de hoje que prefeituras bancam todas despesas do cantor como transporte, hotel, camarim, além o valor do show, é claro. Nessa história, o prefeito faz política com a sua comunidade, além é claro, de também faturar propina para o seu bolso. Os sertanejos são bolsonaristas porque recebem verbas das prefeituras, que em geral, são verbas de governo. A cantora Ludmila acaba de receber 200 mil da prefeitura de São Paulo para cantar no “Show da Virada.” Se alguém tem que ser punido nesta história, é o prefeito, e não o cantor! O assunto, agora, será discutido nos Tribunais.
Atraso na vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro custou a vida de 31 mil pessoas das 74 mil mortes no estado, segundo estudo
Estudo brasileiro publicado em revista internacional calcula que metade das 74 mil mortes pela Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro poderia ter sobrevivido à pandemia caso a imunização tivesse sido feita em tempo hábil. O custo pelo atraso, tempo perdido, o blá, blá, blá de Bolsonaro, a demora de mais de um mês do governo federal em comprar e distribuir as vacinas, custou a vida de 31 mil pessoas, quase a metade das 74 mil que morreram naquele estado. A Pfizer ofereceu as vacinas, mas Bolsonaro não quis compra-las porque, desafiando a ciência, achava que as pessoas poderiam virar jacaré. Se a vacinação tivesse começado em 20 de dezembro de 2020, em vez de 20 de de janeiro de 2021, combinada a esforços de aplicação, 31.657 mortes poderia te sido evitadas, conforme estudo. Agora, imaginem esse cálculo a nível de Brasil.
Após virar as costas ao povo do Paraná, Moro fraudou o seu domicilio eleitoral em São Paulo, mas TRE/SP rejeitou e o mandou de volta.
Do delírio de se tornar presidente da República, Moro poderá estar a caminho da insignificância. Hoje, deverá se contentar ao que lhe resta na política paranaense, no sentido de adquirir imunidade parlamentar. Segundo seus amigos, ele poderá ser candidato a governador, ou senador ou deputado federal. Para governador ou senador, não há espaço para ele. Deputado federal, quem sabe. De qualquer maneira, ele que trate logo de resolver a sua situação, porque, como se sabe, está se tornando um fraudador contumaz. E isto não é bom para a democracia e nem para a Justiça.
Coisas do Cotidiano
· Pesquisa Quaest de 8 de junho: Lula (PT) cresce 4 pontos e já tem 46% de votos válidos, contra 30% de Bolsonaro (PL). 7 % para Ciro Gomes e 1% para Simone Tebet (MDB). Segundo as pesquisas, Lula poderá vencer as eleições presidenciais já no primeiro turno. Se isto não acontecer, vencerá qualquer dos candidatos em segundo turno. Segundo o PoderData, caso haja segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 50% a 40%.
· Apenas 16% dos brasileiros não aceitam o homossexualismo – Pesquisa Datafolha mostra que 79% dos brasileiros aceitam naturalmente o homossexualismo, contrariando a teoria conservadorista de Bolsonaro e bolsonaristas. Na mesma pesquisa, 6% disseram não saber opinar.
· O Brasil enfrenta a 4ª onda de Covid – E pouco mais de u mês, o Brasil registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos de covid. Em abril, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 de novos casos nos últimos sete dias. Em maio, este número saltou para 26.032. Segundo os especialistas as causas podem ser as variantes com alta transmissibilidade, relaxamento de medidas preventivas da população ( muita gente parou de usar máscara, inclusive em recinto fechado) e, finamente, redução da imunidade contra a covid meses após a vacinação. Esta 4ª onda não se compare as outras que o país passou.
· Anitta tenta beijar a sua estátua A cantora brasileira Anitta, de sucesso mundial, acaba de ter a sua estátua de cera no Museu Madame Tussauds de Nova York, um dos museus em cera mais famoso do. mundo. Ao vê-la pela primeira vez, Anitta tenta beijá-la e disse: “Meu Deus, como tô tão gostosa.” Exemplos de famosos em cera nesse museu: The Beatles, Angelina Jolie, Gandhi, Obama, Martin Luther King, Pelé, Sandra Bullock, Brad Pitt, Sean Connery ( James Bond ), Michael Jackson, Lady Gaga, Madonna, Steve Jobs, Marilyn Monroe, Ayrton Senna, Jennifer Lopes, Lionel Messi, Papa Francisco, Abraham Lincoln, Donald Trump, Princesa Diana, Rainha Elizabeth II, etc. Por ai, você vê o valor da cantora Anitta. Conheço o Museu de Cera Tussauds de Nova York e recomendo a conhece-lo.
· Presidente Bolsonaro afirma que Genivaldo de Jesus, aquele assassinado a céu aberto por asfixia no porta-malas por policiais da PRF em Umbaúba, SE, que “ não é a primeira vez que morre alguém asfixiado por gás lacrimogêneo no Brasil”. Genivaldo morreu porque estava sem capacete pilotando a sua moto. Se ele tivesse numa motociata de Bolsonaro, não teria morrido porque o presidente raramente usa capacete e também não teria sido chamado de marginal pelo presidente. Por ser preto, pobre e da periferia, Genivaldo morreu. Se Bolsonaro conhecesse quem era Genivaldo de Jesus, jamais o chamaria de marginal. Ignorância nata do presidente!
· Sexta feira, 03 de junho, em Umuarama, Pr, o presidente e capitão aposentado Bolsonaro disse com todas as letras que “ se precisar iremos à guerra” contra os inimigos e convocou os seus devotos para segui-lo”. Além das Forças Armadas, o presidente já conseguiu que mais de 1 milhão de armas fossem compradas e registradas por civis. E com esse grupo que Bolsonaro conta para um possível golpe. Flávio Dino, ex governador do Maranhão, disse: ”Vai trabalhar Bolsonaro. Vive de férias, batendo papo e contando piadas. Você é um governante muito preguiçoso”.
· Tiroteios nas ruas de cidades dos EUA, já fazem parte da rotina daquele país, onde 70% do armamento mundial é produzido. Empresas bélicas que sustentam muitas campanhas políticas, evitam que se faça qualquer movimento no sentido de que o povo reduza a compra de armas. Sendo assim, você encontra armas e balas até nas gôndolas de supermercados. Talvez, isso, possa explicar a razão de tantos tiroteios que acontecem naquele país. Na semana passada, mais de 20 mortos e 50 feridos foram vítimas desta violência.
Entrelinhas
***Crime confesso, cadê cassação? Depois de afirmar que cometeu os mesmos crimes do ex deputado Francischini e desafiar a Justiça, o presidente Bolsonaro se sente desobrigado a respeitar qualquer instituição legal.***Nos Estados Unidos, William Bonner, editor-chefe e âncora do Jornal Nacional, ganha prêmio da “Voice Foundation,” por usar a voz durante décadas a serviço da comunicação. E o “Boa Noite” mais famoso do Brasil reconhecido internacionalmente.***Para Kassab , presidente do PSD, dado ao fato de existir amplas possiblidades de Lula ser eleito no primeiro turno, ele vai liberar geral o voto em quem quiser.***Sábado último, 4 de junho, na Festa de São João em Caruaru, Pernambuco, a cantora Elba Ramalho perguntou: o que vamos cantar agora? Milhares de presentes responderam: “é Bolsonaro, vá tomar no “c”. Depois, enquanto Alceu Valença cantava, nos telões pareceram um rapaz com uma toalha com a cara de Lula.***Video na Festa de Elizabeth II projetado no Palácio de Buckingham, em Londres, mostra a rainha recebendo diversos líderes mundiais em 2009, entre eles, Obama, Mandela, Angela Merckel. Lula aparece cumprimentando a Rainha e levando o abraço do povo brasileiro.***”Num país onde mais de 33 milhões de pessoas passam fome, Bolsonaro disse que não é cozinheiro para resolver o problema.” O que você acha disto?.-