A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

Timão está há 8 jogos sem vitórias e 7 com o atual treinador Vanderlei Luxemburgo

A temporada de 2023 não vem sendo fácil de ser acompanhada pelo torcedor corinthiano. Assistir aos jogos tem sido desgastante. O torcedor acorda triste quando sabe que o Corinthians irá jogar. Tem sido duríssimo presenciar os últimos jogos e a situação em que o time se colocou nas competições na quais enfrenta. E, o pior de tudo isso é não conseguir enxergar um sinal de reação, melhora!

O Corinthians sempre teve ótimas atuações jogando em casa, mas ultimamente a Arena não tem salvado mais. Assistimos a jogos com os adversários se impondo, fazendo bons jogos e, obtendo resultados positivos onde o Corinthians reinava. 

A realidade é que o Timão enfrenta a maior crise dos últimos 10 anos, pra mais! Está praticamente eliminado da Copa do Brasil. Virtualmente eliminado da Libertadores, e na zona de rebaixamento do brasileiro podendo cair para a lanterna se perder para o Fluminense, seu próximo adversário no Campeonato Brasileiro.

Alguns dados estatísticos demonstram como a situação dos Corinthians é grave. Sofreu gol em 11 dos últimos 13 jogos. Está há 1 mês sem vitórias. A última foi no dia 26 de abril onde ganhou de 2 a 0 contra o Remo. Após aquela noite, vieram as derrotas contra o Palmeiras, Del Valle, o empate com o Fortaleza, derrota contra o Botafogo, empate com o São Paulo, derrota contra o Flamengo e, por último, empate com o Argentino Júniors.

Quando nos deparamos com uma situação dessas, olhamos para quem está a frente do time: Vandelerlei Luxemburgo. O técnico assumiu um Corinthians em meio a uma das piores crises dos últimos tempos. São 8 jogos sem vitórias, 7 com o treinador atual.

Foto: Juan Mabromata/ AFP

Leva tempo para “arrumar a casa”, mas é notável como ele está perdido no clube. Até aqui presenciamos incoerências em escalações e alterações. Conseguimos assistir um sinal pequeno de reação no jogo contra o Flamengo no Maracanã onde o time demonstrou-se mais reativo, pois, mesmo diante de mais uma derrota, conseguiu impor-se em campo organizando-se defensivamente e ofensivamente.

Mas, somado a isso tem o elenco, jogadores que juntamente ao seu treinador, está ultrapassado e não vem fazendo um trabalho bom há anos.

Em 2014, quando enfrentou o Galo pela Copa do Brasil, o Corinthians tinha em seu elenco Fagner, Gil e Fábio Santos em sua linha defensiva. Em 2023, eles continuam. Diferentemente do elenco atual do Atlético Mineiro.

O elenco precisa ser reformulado, mas não se trata somente disso. Temos também a atuação do treinador que parece sempre enxergar o copo cheio. A fase técnica de alguns jogadores não colabora, erros individuais grotescos, falha no esquema tático após as substituições. Em sua última coletiva no empate do jogo contra o Argentinos Júniors, Luxemburgo falou sobre não ser vazado, algo que vem acontecendo com bastante frequência nos últimos jogos. É sim um sinal de melhora, mas é muito pouco diante desse cenário caótico na qual o time se encontra.

Após o jogo contra o Flamengo, o torcedor corinthiano pode ter começado a sentir uma pequena faísca de esperança ao assistir o seu time mais organizado ofensivamente e defensivamente. Mas, após a partida na Argentina, pela Libertadores, novamente viu a equipe apenas se defendendo, não ficando com a bola, sem transição ofensiva e não criando nada. É novamente a mesma sensação desoladora, desgastante.

Ao que se sabe até o presente momento sobre a situação do Corinthians é: se perder o próximo jogo contra o Fluminense, o Luxemburgo será demitido e a primeira pauta será Mano Menezes. Se isso trará alguma mudança ao time, não sabemos, mas é mister concluirmos que o clube vem apresentando um futebol fraquíssimo e corre sérios risco de ser rebaixado para a série B se algo não for feito. É urgente um sinal de imposição da diretoria que até agora mostrou-se omissa e desrespeitosa com a torcida, a instituição, e a história do Sport Clube Corinthians Paulista.

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.