Como funciona a ansiedade na gestação?
A ansiedade na gestação é um tema tabu na nossa sociedade ainda. Pouco se é discutido sobre esse assunto nessa época de vida. Embora a maioria das pessoas digam que o bebê sente as mesmas emoções que sua mãe dentro do útero, o que isso realmente significa?
Há hormônios importantes sendo liberado no organismo dessa mulher que advém de alterações emocionais. Você sabia disso? O cortisol é um deles. A liberação desse hormônio em grandes níveis na gestação ocasiona efeitos negativos no desenvolvimento fetal.
Acreditava-se que a placenta servia como um tipo de filtro, não permitindo que substâncias nocivas atingissem o feto. Entretanto, isso já foi desmentido, pois o cordão umbilical serve como canal entre o organismo da mãe e bebê.
É importante destacar que o feto não entende o porquê de a mãe estar nervosa, ansiosa, ele apenas sente os efeitos do alto nível de cortisol (hormônio do estresse). Por exemplo, a mulher tem discussões frequentes com o marido, mas o bebê não entende isso, o porquê da discussão, mas sente o cortisol em sua corrente sanguínea.
Mas quais as consequências do estresso no bebê? O nascimento prematuro e baixo peso, são alguns deles. Pode causar redução da substância cinzenta no cérebro, que acarreta em problemas cognitivos. Como também choro frequente e problemas comportamentais.
Esses fatos não tem o intuito de culpabilizar a gestante por se sentir ansiosa, mas proporcionar conhecimento a ela, a informando que existe ajuda psicológica disponível. O Pré-Natal Psicológico é uma ferramenta muito utilizada nesses casos.
Sarah Rebecca Eliziário Bonetti