Prêmio Gestor Público reconhece ações de 34 municípios na assistência social
O 9º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) reconheceu um total de 45 inciativas, desenvolvidas por 34 municípios. A premiação é realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e de outras entidades.

Ao todo, na edição 2021 do PGP-PR foram homologados 187 projetos, superando a marca de 2020, que foi de 172. Com isso, a nona edição foi a segunda com maior número de inscrições, ficando atrás apenas da sétima edição, realizada em 2019, em que participaram 79 municípios, com 200 projetos inscritos.
Com o tema Assistência Social - Amparar e Capacitar para Crescer, a edição 2021 do PGP-PR buscou iniciativas que possam melhorar o desenvolvimento humano e que ofereçam melhores condições de vida às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Com a pandemia do coronavírus, esse cenário se agravou ainda mais, ampliando a importância de iniciativas sociais realizadas pelos municípios.
O Troféu de Melhor do Ano foi concedido ao programa De Informal a Empresário Legal, do Município de Ponta Grossa. O projeto vencedor na categoria Tema do Ano foi o 1º Concurso Cultural de Desenho 18 de Maio - Faça Bonito, desenvolvido em Nova Aurora. Já o Troféu de Tecnologia e Inovação foi concedido ao programa Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais, de Mandirituba. Para conferir a lista completa dos premiados e a cobertura da cerimônia de encerramento, basta entrar neste link.
Assim como em 2020, a premiação também foi adaptada ao contexto da pandemia, uma vez que não era possível avaliar os projetos de forma presencial em todas as cidades. O evento de premiação foi realizado no dia 24 de novembro, em sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba, transmitida pelas redes do PCP-PR. Os prefeitos e os responsáveis pelos projetos participaram a distância, em seus respectivos municípios. Os troféus e certificados serão entregues posteriormente.
Conheça os municípios premiados na 8ª edição do PGP-PR
43 projetos, de 36 cidades e um Consórcio, foram contemplados em todas as categorias do Prêmio

Após a apreciação da Comissão Julgadora do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), realizada na última quarta-feira, 25 de novembro, o período de avaliação dos projetos chegou ao fim. Das 162 iniciativas homologadas, 43 delas foram contempladas em todas as categorias da premiação. São elas: Melhor do Ano, Tema do Ano, Administração Tributária, Tecnologia e Inovação, Troféu PGP-PR, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa. Dos 68 municípios com projetos homologados, 36 foram premiados, além de um Consórcio de Municípios.
Com o cenário adverso da pandemia do coronavírus, a premiação passou por adaptações, entre elas as análises de campo, que aconteceram por meio de videoconferência na maioria das avaliações. Após a divulgação dos municípios premiados, o próximo passo é a cerimônia de encerramento, que terá sua data e formato divulgados nos próximos dias.
Empreendedorismo
Com o tema do ano “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”, o PGP-PR buscou iniciativas que inovaram na gestão pública e que melhoraram a qualidade de vida dos paranaenses, tornando o serviço público mais dinâmico e eficiente. Entretanto, isso não impedia que projetos de várias áreas de governo fossem inscritos. Nesta edição, as áreas com maior número de projetos foram educação, com 17,82%, administração pública, com 14,94%, e gestão ambiental, com 12,07%.
Veja abaixo os municípios com projetos premiados na 8ª edição do PGP-PR.
- Agudos do Sul
- Altamira do Paraná
- Apucarana
- Cafelândia
- Campo Mourão
- Cascavel
- Cianorte
- Cruzeiro do Oeste
- Fazenda Rio Grande
- Foz do Iguaçu
- Francisco Beltrão
- Guaíra
- Iretama
- Itaipulândia
- Ivaiporã
- Jardim Alegre
- Lapa
- Londrina
- Mandaguari
- Mandirituba
- Marechal Cândido Rondon
- Marialva
- Maringá
- Mercedes
- Nova Aurora
- Nova Esperança
- Nova Tebas
- Paranavaí
- Pérola
- Ponta Grossa
- Rondon
- Santa Terezinha de Itaipu
- São Miguel do Iguaçu
- Tomazina
- Umuarama
- União da Vitória
- Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp)

