A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Floraí se consagra como a 3ª melhor cidade para viver no Paraná


Por: Alex Fernandes França
Data: 25/07/2024
  • Compartilhar:

Paraná se destaca no ranking de qualidade de vida com 11 cidades entre as 200 melhores do Brasil.

 Em um ranking que coloca em evidência as melhores cidades brasileiras para se viver, o município vizinho de Floraí, com pouco mais de 5 mil habitantes, surpreendeu ao ser eleita a terceira melhor cidade do estado para se viver, segundo o Índice de Progresso Social (IPS Brasil). O resultado coloca a cidade em uma posição de destaque, superando grandes centros urbanos como Londrina e Ponta Grossa - Foto Leonardo Ambrósio

município de Floraí alcançou a 3ª posição entre as melhores cidades para se viver no estado, conforme o Índice de Progresso Social (IPS Brasil). O índice, que utiliza dados oficiais de diversas fontes, coloca Floraí atrás apenas de Curitiba e Maringá, destacando-se como a única cidade da microrregião a figurar no ranking.

O Paraná figura em quarto lugar no estudo nacional de qualidade de vida, com uma nota de 63,49, ficando atrás do Distrito Federal (71,25), São Paulo (66,25) e Santa Catarina (64,24). A média nacional é de 61,83. Esse levantamento utiliza indicadores de várias fontes, como os ministérios da Saúde e da Cidadania, o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outros.

O estudo destaca pela primeira vez dados detalhados dos 5,7 mil municípios do país. Entre as capitais, Curitiba aparece em quinto lugar no ranking nacional, com uma pontuação de 69,36, ficando atrás de Brasília (71,25), Goiânia (70,49), Belo Horizonte (69,62) e Florianópolis (69,56). Curitiba se sobressai nos indicadores de água e saneamento (94,17) e qualidade do meio ambiente (78,31), liderando nacionalmente em ambos os aspectos.

Maringá, conhecida como a Cidade Canção, também brilha no cenário nacional, ocupando o 15º lugar com uma pontuação de 69,96. Além de Curitiba e Maringá, outras cidades paranaenses entre as 200 melhores são: Floraí (68,87), Quatro Pontes (68,63), Umuarama (68,53), São Manoel do Paraná (68,07), Londrina (67,57), Cafelândia (67,29), Nova Santa Rosa (67,14) e Ponta Grossa (66,96).

Metodologia

O Índice de Progresso Social, elaborado pela Social Progress Imperative, é publicado desde 2013 e analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. No Brasil, o estudo é uma colaboração entre a Fundación Avina, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School. Em 2024, o Brasil apresentou a pontuação de 68,90 no IPS Global, ocupando a 67ª posição entre os 170 países avaliados.

O desempenho de Floraí, juntamente com outras cidades paranaenses, destaca a capacidade do estado em promover um ambiente de vida saudável e sustentável para seus habitantes. Este reconhecimento é um incentivo para que mais municípios sigam o exemplo e busquem melhorias contínuas em qualidade de vida e progresso social.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.