A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Edna Contin pede colaboração de todos no combate à Covid-19 : “unidos venceremos este mal”


Por: Alex Fernandes França
Data: 08/04/2021
  • Compartilhar:

Prefeita de Floraí afirmou em entrevista  que o município vem se esforçando para conter o avanço do novo coronavírus e ressalta que a manutenção das medidas preventivas é fundamental.

 

O município de Floraí, cuja população estimada é de 4.929 habitantes contabilizava, até o fechamento desta edição, 1221 casos notificados, 317  confirmados do novo coronavírus, sendo que destes 300 já se recuperaram, 09  evoluíram a óbito e os demais cumprem o isolamento domiciliar (quarentena).

A prefeita Edna Carpiné Contin, ao mesmo tempo em que pede cautela e a colaboração de todos no combate à doença, espera que em breve todos os habitantes do município estejam imunizados.  “Usar máscara de proteção, manter os cuidados básicos de higiene e evitar aglomerações, mesmo com a flexibilização do isolamento, são medidas imprescindíveis enquanto perdurar a pandemia”, frisou a prefeita. 

            Medidas básicas na rotina diária, como lavar as mãos e evitar aglomerações, são fundamentais para a redução do contágio. Sem a adoção dessas recomendações, o número de casos pode se proliferar com muita rapidez. No caso específico da higienização, é recomendado o uso do álcool a 70% como desinfetante e antissépticos para as mãos.

             Edna aproveitou a presença da reportagem para enviar condolências a todas as famílias floraienses que perderam seus entes queridos: “não são apenas números, São pessoas amigas, conhecidas e que conviveram conosco por muito tempo e que agora nos deixaram de forma abrupta. O poder público municipal tem se esforçado, fazendo campanhas, emitindo decretos, porém, cada um precisa fazer a sua parte, enquanto a vacina não chega para todos”, frisou a prefeita.

(Alex Fernandes França) - “A prevenção ao coronavírus é luta de todos nós da comunidade, poder público e os comerciantes de todas as atividades. Cuidem-se, usem máscaras, higienizem as mãos, mantenham o distanciamento solicitado, sejamos todos responsáveis nesta prevenção à saúde de todos”, frisou a prefeita de Floraí, Edna Carpiné Contin

Vacinação

O secretário de Saúde do Paraná Beto Preto divulgou esta semana a estratégia de acelerar a vacinação dos grupos prioritários, seguindo com o Plano Estadual de Imunização que prevê que 4,6 milhões de pessoas sejam vacinadas dentro dos grupos que estão mais expostos ou são mais suscetíveis à doença. “Se conseguirmos vacinar todo esse público até o final de maio, já irão diminuir as internações hospitalares e as mortes pela doença. Mas para isso é preciso ter o principal insumo, que é a vacina”, ressaltou.

            A prefeita avalia que caso a estratégia do Governo estadual de vacinar até 31 de maio os cerca de 4,6 milhões de paranaenses que fazem parte dos grupos prioritários prospere, haverá uma queda expressiva no número de casos de doenças mais graves, que necessitam de internação hospitalar.

“Estamos alinhados ao plano de imunização estadual que atinge neste momento a população com mais de 60 anos, aqueles com comorbidades como hipertensão arterial, diabetes, doenças brônquicas, policiais e em breve  professores e todos os grupos que se expõem mais ou têm mais riscos por causa da doença. Este público é mais vulnerável e nos preocupa sobremaneira, mas todos tem que se cuidar, pois estamos vendo um número maior de jovens sendo internados e ocupando por mais tempo os leitos hospitalares, colapsando o sistema. Vamos nos cuidar e evitar aglomerações finalizou a prefeita de Floraí.  


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.