A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O que leva as crianças e os adolescentes a irem ao psicólogo?


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 01/09/2020
  • Compartilhar:

Quem irá perceber a necessidade de ir ao psicólogo não será o menor, mas sim aqueles que convivem com ele ou acompanham seu desenvolvimento, como a família, a escola, o pediatra ou outros profissionais que o acompanham. A necessidade de acompanhamento psicológico pode surgir por diversos motivos. 

Ir ao psicólogo não é indicativo de doença mental e sérios diagnósticos, mas sim de que algo não está bem. O acompanhamento de um psicólogo infantojuvenil colabora para que a criança e o adolescente consigam lidar melhor com seus sentimentos, independentemente de quais sejam, seja medo, raiva, ciúme, ansiedade ou insegurança.

Alguns sinais que indicam que é a hora de buscar o auxílio de um psicólogo infantojuvenil:

•Apresentou uma regressão em seu desenvolvimento, ou seja, voltou a ter comportamentos de crianças menores;

•Tem dificuldades na interação social, não consegue se relacionar a ponto de interferir na qualidade de vida;

•Agressividade excessiva; 

•Apresenta agitação excessiva, não consegue ficar parado e não presta atenção em nada;

• Se mostra constantemente abatido, uma tristeza excessiva, chora frequentemente e tende a se isolar;

•Apresenta dificuldades em se alimentar, come muito pouco ou come em excesso;

•Se mostra muito ansioso a ponto de atrapalhar a rotina familiar;

•Tem muitos medos, não consegue ficar sozinho;

•Apresenta problemas para dormir.

Além disso, acontecimentos importantes ou traumáticos também podem indicar que é necessário buscar um acompanhamento psicológico. Alguns exemplos: 

Grandes mudanças, como mudar de escola ou cidade, separação dos pais, falecimento de algum familiar próximo, suspeitas de abuso, entre outros acontecimentos que possam trazer sofrimento.

A psicoterapia também pode ser indicada quando a família deseja que o filho tenha um desenvolvimento emocional mais amplo, para que cresça sabendo lidar com suas emoções de forma saudável, evitando assim possíveis problemas futuros. 

 

Dentro da atuação infantojuvenil o psicólogo trabalha com a criança utilizando a linguagem e recursos lúdicos, ou seja, o psicólogo consegue se conectar à criança em sua linguagem. Com o adolescente não é muito diferente busca entrar no seu mundo e entender mais sobre o que os adolescentes atualmente gostam, usam e falam é muito importante saber se conectar com o paciente e muitas vezes o profissional que não é especializado na área terá dificuldades em se conectar. Cada paciente é único e saber se conectar é fundamental. Por isso, é muito importante que na hora de buscar um profissional para seu filho, busque um psicólogo infantojuvenil.

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.