A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Aprenda a abrir mão do controle


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 26/05/2020
  • Compartilhar:

Quando os filhos nascem e são apenas bebês, os pais procuram se preparar para poder auxiliá-los, preparam o ambiente, observam cada avanço, cada tentativa, incentivam e buscam estar presentes caso eles necessitem, tornam-se incentivadores, sempre com frases encorajadoras e reconhecimento. Conforme o filho vai crescendo e se torna adolescente, os pais vão perdendo esse hábito por acreditar que durante a infância ensinou tudo que seria necessário para que nessa etapa ele se tornasse mais responsável e maduro. Porém, quando chega na adolescência precisa passar por muitas mudanças e como parte do processo começa a se distanciar, torna-se mais crítico e surgem vários confrontos, mas os pais precisam entender que isso faz parte da criação da sua individualidade e personalidade, ele está tentando entender quem quer ser, e se separar dos pais é importante. Nesta fase muitos pais adotam medidas mais rígidas na intenção de ter um controle maior sobre o adolescente, mas com o tempo percebem que não têm resultados satisfatórios, pois acabam afastando mais ainda o filho, que começa a esconder coisas e mentir.

De acordo com Jane Nelsen e Lynn Lott, autoras do livro “Disciplina Positiva para Adolescentes”, na disciplina positiva o adolescente que foi criado com pais que proporcionam o direito de escolha e responsabilidades consegue lidar melhor com esse processo de individualização, se mantendo por perto, não sentindo assim uma grande necessidade de exclui-los para poder crescer. Nenhum pai deseja que o filho se distancie, pelo contrário, querem acompanhar o seu desenvolvimento, mas para isso é importante aprender o conceito de respeito bilateral, onde são capazes de ouvir e respeitar as diferenças de opinião. A ideia aqui não é ter o controle sobre tudo, mas saber ser firme e ao mesmo tempo carinhoso.

Se durante a infância você adotou uma postura controladora e rígida demais agora é o momento de aprender a dar liberdade, não será algo fácil, entretanto, vocês como família podem aprender juntos a abrir mão do controle. Não se engane achando que seu filho ficará em êxtase com as responsabilidades que virão com a liberdade, pois ele pode estar acostumado a ser controlado e ter quem o guie ou até mesmo faça por ele, não querendo assim se responsabilizar. Nesse momento podem surgir diversas emoções, como raiva e revoltas com sua mudança de postura, mas com o tempo vai aprendendo como é se responsabilizar por suas atitudes. 

É importante lembrar que essa fase é cheia de erros, nesse momento precisam testar e aprender, sendo assim, muito importante um ambiente de diálogo aberto, onde tanto o adolescente quanto os pais podem se expressar sem fortes julgamentos, com respeito e empatia, pois na família as necessidades de todos devem ser levadas em consideração. Se quer ser ouvido pelo seu filho o escute também.

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.