A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A difícil tarefa de amadurecer


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 14/04/2020
  • Compartilhar:

A adolescência é um período do desenvolvimento cheio de transições, é um intermediário entre a infância e a fase adulta. É caracterizada pelo processo de amadurecimento crescente marcada por mudanças físicas, hormonais, emocionais, cognitivas e sociais. Diferente da infância, que é cheia de confiança, a adolescência é rica em insegurança, o que torna essa uma fase muito conflitante para o adolescente.

Diante do desejo da aceitação social se preocupa muito com o que vestir e como agir, mas ao mesmo tempo deseja reforçar sua identidade, o que é muito difícil quando ainda permeia pela infância, entrando em contradição, muitas vezes agindo como criança, mas querendo autonomia. Os pais acabam tendo muita dificuldade em entender o filho com essas mudanças constantes e acabam reforçando esses comportamentos, hora dizendo que já é grande para determinadas atividades, mas criança para outras. 

É importante lembrar que além do amadurecimento mental, ele está passando também pelas mudanças físicas, que é como um luto pela perda do corpo de criança e o surgimento de um novo corpo, o qual muitas vezes não consegue entender, sem contar com as explosões hormonais que acabam também interferindo nos seus comportamentos que são inconstantes, podendo assim nesse momento surgir diversas crises existenciais, sendo assim, é normal que tenha dúvidas sobre religião, política, valores, ideais, entre outras, o que acaba sendo natural pois está buscando construir sua identidade.

Durante essa construção experimentam diversos estilos sempre tentando ser diferente, mas ao mesmo tempo se encaixar no grupo ao qual faz parte, podendo mudar constantemente de turma até encontrar aquela à qual se encaixa melhor. Nesse período os pais precisam estar atentos para conseguir apoiar o filho e ser alguém em quem ele pode confiar, pois durante esse processo ele pode fazer escolhas perigosas influenciado pelo grupo.

Não é nada fácil lidar com eles nessa fase, é um desafio e tanto, sendo assim necessário muita paciência e esforço dos pais que precisam tentar lembrar de como foi passar por esse momento. Precisam entender que essa etapa é marcada pela separação e que o filho precisa passar por algumas experiências no mundo lá fora e que está tudo bem ele querer ser alguém diferente de seus pais, por isso devem permitir que o adolescente faça suas experiências sociais. Muitas vezes na tentativa de mostrar o melhor caminho ao filho acabam privando-os desse momento, seja fazendo escolhas por ele ou o comparando com o irmão ou algum conhecido, fazendo assim com que aquela insegurança seja reforçada, gerando mais crises, pois já vivencia uma grande preocupação com aparência e a aceitação social.

Para os pais esse é um momento de muita dúvida e incerteza, mas é importante usar da empatia e compreensão, lembrem-se que esse adolescente foi uma criança criada por vocês e agora a função é ajudá-lo a encontrar seu lugar no mundo e essa tarefa pode ser mais fácil do que vocês imaginam se procurarem ouvi-los de verdade, sem julgamentos e lições morais, apenas ouvir e ser um mediador, auxiliando nas escolhas e dando autonomia. 

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.