A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mudanças de comportamento na quarentena?


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 25/08/2020
  • Compartilhar:

Nos últimos tempos escuto com frequência pais se queixando da mudança de comportamento dos filhos após o início da pandemia e o isolamento social, mas será que os filhos mudaram tanto assim ou com a correria do dia a dia não conseguimos nos atentar aos detalhes? Não conseguimos conhecer nossos filhos por conta do trabalho, da correria, das exigências sociais e das atividades extracurriculares. Nesse momento, em meio a tudo o que está acontecendo, surge a oportunidade de olhar para dentro, avaliar sua vida, a convivência familiar e conhecer seus filhos. Mas, sem perceber, olhamos para esse novo momento com os olhos cheios de críticas:

-“Meu filho está comendo demais”;

- “Só fica no quarto o dia todo”;

-“Não sai do celular”;

-“Não ajuda em casa”;

-“Dorme o dia todo”;

-“Vive muito agitado, não para um minuto”.

E por aí vamos com os diversos comportamentos que chamam a atenção dos pais. Porém, o que me chama a atenção é a forma com que olham para isso, muitas vezes com críticas sem fundamento, sem buscar entender o que leva o filho a se comportar de tal forma e sem perceber se o comportamento é realmente novo ou se a falta de tempo não permitia que percebessem sua existência. Além de tudo, devemos levar em consideração o momento atual, a pandemia e o isolamento não afeta somente os adultos, mas também as crianças e os adolescentes, não pensem que só porque reclamavam da escola não sentem falta, que não sentem falta dos colegas, de correr, conversar, brincar, entre outras coisas que faziam parte da sua rotina antes de tudo isso. 

É um momento novo para todos nós e cada um irá reagir à sua maneira, talvez seu filho esteja comendo mais pois está ansioso, ou talvez sempre comeu desta forma, mas antes não conseguia perceber. Os adolescentes tendem a ficar mais em seus quartos e usar o celular, pois esse é o meio de comunicação com os amigos, as crianças ficam mais agitadas pois tem energia de sobra, que antes era usada na escola. Não podemos ignorar o fato de que muitos pais estão em home office, qual a criança que não gosta de ter os pais por perto? Elas são tão sábias que querem aproveitar esse momento único com seus pais, pois sabem que depois que as coisas normalizarem os pais voltam a ficar sem tempo e eles também. 

Por isso te convido a aproveitar esse momento, por mais difícil que seja, esteja mais próximo, se conecte e conheça os seus filhos. Não perca essa oportunidade se lamentando, são nos momentos mais difíceis que aprendemos as lições mais valiosas. 

Desacelere, olhe para dentro, se conheça e conheça seus filhos, observe os detalhes e se conecte com a sua fé, com a sua alma, com a sua casa, com o universo e com a sua família. O que uma pandemia que paralisa as atividades e manda as pessoas ficarem em casa tem a ensinar para uma sociedade onde o lema e produzir cada vez mais, competir e ser o melhor? O que você tem a aprender com isso? O que você pode fazer de diferente por você e pelo seu filho? Não perca essa grande oportunidade. 

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.