A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Ano Novo! Novas expectativas! Novas perspectivas! E produção de mudança!


Por: Rogério Luís da Rocha Seixas
Data: 26/12/2022
  • Compartilhar:

Indubitavelmente, quando nos questionamos, a respeito do significado do Ano Novo, as significações e respostas, convergem para os sentimentos de esperança, de renovação e mudança radical. Partindo de tais sentimentos, criam-se expectativas por parte da maioria de nós de esse momento de “passagem do ano velho para o ano novo”, traga expectativas de abandonarmos o que não nos serve mais e ao mesmo tempo, conseguirmos realizar novas coisas, buscando refazer tudo o que deu errado e aperfeiçoar tudo o que deu certo.

Desta forma, com o sentido de um Ano Novo, trazendo a expectativa do recomeçar e refazer, nossas perspectivas refletem projetos de que tudo será diferente, mas sempre para o positivo e progressivo. Que o Ano Novo, será de muitas realizações nos diferentes campos de nossa existência humana. Tem-se a sensação de um eterno retorno, marcado pelo recomeço e pelas expectativas de que o novo que chega, possa ser o melhor possível. A perspectiva passa pela noção de que os recomeços são sempre revigorantes. Nos trazendo oportunidades de “fazer de outro modo” ou “recomeçar de forma melhor.” Tem-se um sentimento inicial de liberdade do antigo. Do que não deu certo. Visando o que será a novidade que nos permitirá ter o sucesso.  Há uma abertura para o novo, que apresenta-se enquanto uma página em branco a ser escrita, nos apontando a perspectiva de diferentes e variadas possibilidades no modo de agir, ser e pensar.

A nossa existência é marcada por términos e começos. Porém, penso que nada muda, se de “algum modo nós não nos mudarmos. De nada adianta, criarmos as expectativas e perspectivas, com referência as oportunidades do novo, se continuarmos com a perspectiva do mesmo e do velho, sem em nada modificarmos nosso modo de ser. Senão produzirmos mudanças em nós mesmos. Assim sendo, busquemos mudar para 2023, renovando nossas perspectivas e expectativas, para de fato contribuirmos para a construção de um bom e feliz ano novo.

 

Rogério Luís da Rocha Seixas

Rogério Luís da Rocha Seixas é Biólogo e Filósofo Docente em Filosofia, Direitos Humanos e Racismo Pesquisador do Grupo Bildung/IFPR e-mail: rogeriosrjb@gmail.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.