A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Matemática da classificação o que o Aruko precisa para passar de fase no Paranaense?


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 24/02/2023
  • Compartilhar:

Foto: Fernando Teramatsu/Aruko Sports Brasil

Domingo, dia 26, 16 horas! Essa é a data e horário do jogo do ano para o Aruko Sports Brasil contra o Cianorte, fora de casa, no estádio Albino Turbay. Em nono lugar no Campeonato Paranaense 2023, o Samurai depende de outros resultados para garantir a vaga nas quartas de final da competição. O clube pode passar de fase vencendo, empatando e até perdendo.

A situação da tabela é a seguinte: o Aruko está fora do G8, com dez pontos. O time pode passar o São Joseense (12), FC Cascavel (12) e Londrina (10) e pode ser ultrapassado pelo Azuriz (8). No critério de desempate, o Aruko está atrás do Londrina, devido ao saldo de gols (-1 contra -2). Nenhum dos quatro adversários diretos se enfrentam, então faz com que seja necessário que o Samurai faça o resultado e torça por tropeços alheios.

Se o Aruko vencer o Cianorte, precisa que um clube entre São Joseense, FC Cascavel e Londrina perca na última rodada. Empates do FC Cascavel e Londrina também classificam o clube maringaense neste cenário. O São Joseense pode ser ultrapassado caso empate, mas o Aruko precisa tirar um saldo de quatro gols. Então, basicamente, se um desse trio for derrotado, basta o Aruko vencer para garantir vaga na próxima fase.

Outra possibilidade é vencer o Cianorte por uma diferença de dois gols de vantagem a mais do que uma vitória do Londrina para cima do Athletico, o que faria o Samurai ultrapassar pelo saldo de gols. Há ainda uma combinação que pode empatar todos os critérios e ser definido no número de cartões ou dependendo do placar, passar pelo número de gols. Esse cenário é válido apenas se São Joseense e FC Cascavel, também, vencerem as partidas respectivas.

O empate para o Aruko, também, pode dar acesso à próxima etapa. Para isso acontecer, o cenário é simples: o Londrina ser derrotado pelo Athletico e o Azuriz não vencer o Rio Branco por uma diferença de oito gols. Se Aruko e Londrina empatarem na última rodada, o Samurai fica fora, pois o cenário não muda.

O cenário mais inusitado é que mesmo derrotado, o clube da Cidade Canção pode avançar de fase. Para isso acontecer, o Athletico tem que vencer o Londrina por uma vantagem de dois gols a mais que uma eventual vitória do Cianorte contra o Aruko. Há ainda cenários onde a definição pode ocorrer com revés do Aruko, mas marcando gols a ponto de passar o Londrina em número de marcados ou pelo critério de menor número de cartões vermelhos ou amarelos. Entretanto, nada disso pode ter validação se o Azuriz vencer o Rio Branco, onde ultrapassaria as duas equipes por 11 a 10 pontos.

Se garantir a vaga na próxima fase como oitavo colocado, o Aruko enfrentará o Athletico nas quartas de final. Como sexto ou sétimo lugar, Operário ou Coritiba – que se enfrentam na última rodada – será o adversário na sequência. Em qualquer cenário, a primeira partida no mata-mata seria no Willie Davids no final de semana seguinte a definição dos classificados.

Elenco tem uma semana de preparação

Depois de uma folga de Carnaval de três dias, o elenco do Samurai voltou as atividades na tarde desta segunda-feira (20) no CT Aruko Sports Brasil, no Jardim Oriental, local que concentrará todos os treinos até o sábado, véspera da partida.

O zagueiro Renan Fonseca com uma contratura na coxa há duas semanas tem chance de voltar aos relacionados, mesmo iniciando a semana com treinos mais leves. Continuam indisponíveis, o goleiro Pezão, o ala Fuzinato e os atacantes Vitor Nascimento e Ermínio.

O volante Lagoa retorna após cumprir suspensão contra o Azuriz na última rodada. O zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Abraão, o volante Guilherme Borges, o meia Alex Nemetz e o meia-atacante Danilo Jordan estão pendurados com dois amarelos.

O Aruko tem duas vitórias e quatro empates no Paranaense 2023. A equipe marcou oito gols e sofreu dez. A lista de artilheiros da equipe tem Alex Nemetz na liderança, com dois, seguido por Vitão, Wallisson Bahia, João Rhyan, Lagoa, Danilo Jordan e Tales com um, cada.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.