Meu filho me dá muito trabalho e já não converso com ele há muitos anos, posso deserdá-lo em razão disso?
Bom, vamos lá!
Sabemos que muitas vezes, ter filhos nem sempre é tão fácil quanto a gente imagina, e dependendo da idade, o trabalho é ainda pior, muitas vezes aquela fase de rebeldia dura uma eternidade para passar, e pode deixar mágoas no coração daqueles que só querem o bem.
Apesar do trabalho que muitas vezes o filho dá aos pais, a Lei traz em seus entendimentos, algumas hipóteses, porém, apenas pelo fato do pai não conversar com o filho, não é considerado um motivo para se deserdar o mesmo.
Desse modo, a Lei prevê as hipóteses em que o filho possa ser deserdado, sendo:
Tentativa ou o cometimento de crime contra a vida do genitor, seu cônjuge/companheiro ou filhos;
Que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;
Que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade;
Por ofensa física; Injúria grave; Relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto; Desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.
Assim, caso o “trabalho” que o seu filho está te dando seja alguns desses previsto por Lei, consulte um profissional de sua confiança para que ele te auxilie da melhor maneira possível.