A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Quem foi diagnosticado com TDAH ou autismo tem direito a benefícios previdenciários?


Por: Drª Luana Vasconcelos Herradon
Data: 11/09/2023
  • Compartilhar:

A cada dia cresce o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dependendo da gravidade do transtorno, é possível sim usufruir de benefícios previdenciários.

O Ministério da Previdência Social garante o direito de aposentadoria para o portador de TDAH que comprova incapacidade para o trabalho. A aposentadoria por invalidez é concedida quando a pessoa tem a capacidade laboral reduzida a menos de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade máxima.

Portanto, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) dá direito a benefício previdenciário, desde que comprovado é solicitado de acordo com as regras estabelecidas pela legislação.

Nesse mesmo sentido, os segurados com autismo poderão ter direito à Aposentadoria de Pessoa Com Deficiência por Idade ou por Tempo de Contribuição.

Esse direito é garantido pela Lei 12.764/2012, que prevê que quem possui esta condição é considerado uma Pessoa com Deficiência, para todos os fins legais.

Fique atento aos seus direitos e se você foi diagnosticado com alguma dessas doenças, procure um advogado especializado de sua confiança para que ele te oriente da melhor forma possível.

 

Drª Luana Vasconcelos Herradon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.