A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como a alimentação pode melhorar a ansiedade


Por: Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Data: 05/08/2021
  • Compartilhar:

Com um impacto muito forte devido ao isolamento social, através de uma pesquisa online realizada pelo Ministério da Saúde, foi possível constatar que o transtorno presente na maioria das pessoas foi a ansiedade e em segundo lugar a depressão.

Desde o início da pandemia tivemos um impacto muito forte devido ao isolamento social, em uma pesquisa online feita pelo Ministério da Saúde, o transtorno mais presente foi a ansiedade e em segundo lugar a depressão.

A ansiedade é um distúrbio de saúde mental relacionado ao excesso de preocupação, nervosismo e medo, sendo os sintomas mais comuns: insônia, ataques de pânico, tensão muscular, tremor, dor no peito e preocupação excessiva. Porém, algumas pessoas confundem ansiedade com o ócio. O ócio é aquele momento que estamos em casa no final de semana, de folga do trabalho e por passarmos mais tempo em casa, temos vontade de comer. Normalmente vamos buscar por aqueles alimentos que temos costume ou que sabemos que temos nos armários.

O primeiro passo é identificar: Você é ansioso ou ocioso? Em casos de ansiedade deve ser procurado o profissional especializado, no caso o psiquiatra ou psicólogo para avaliar melhor. Além disso, garantir uma alimentação equilibrada e variada é muito importante para que o corpo consiga produzir maiores quantidades de serotonina, o hormônio do bem estar, e para isso segue algumas dicas:

1)      Aumentar o consumo de alimentos fontes de vitamina C como a laranja, abacaxi, limão e ponkan;

2)      Garantir o consumo de proteínas no almoço e jantar: ovos ou carnes (frango, peixe, porco ou boi);

3)      Proteínas como leite, iogurte e queijo são excelentes aliados contra a ansiedade também;

4)      O chocolate 70% cacau é rico em flavonóides, substância capaz de aumentar a produção da serotonina, trazendo calma e melhora do humor. É ideal evitar chocolates que tenham porcentagem mais baixa de cacau, pois são ricos em açúcares e gorduras.

Se você se considera uma pessoa ansiosa, escolha pelo menos um desses alimentos para incluir em sua rotina.

 

 

Stephanie Caroline dos Santos Trassi

Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.