Os quatro primeiros passos para se livrar do excesso de peso
Nos últimos anos as pesquisas realizadas pelo IBGE têm mostrado dados muito relevantes. Realizaram um estudo mostrando uma linha do tempo das pesquisas, mostrando o percentual de sobrepeso e obesidade em brasileiros de 20 anos ou mais.
Nesse estudo podemos observar que de 2002 para 2019 o sobrepeso em homens saiu de 9,6 para 22,8%, enquanto as mulheres saíram de 14,5% para 30,2% em obesidade.
Estima-se que 60,3% da população brasileira esteja com excesso de peso, sendo que 25,9% da população já se encontra obesa. A população mais atingida são indivíduos entre 40 a 50 anos de idade, em que o excesso de peso chega à prevalência de até 70,3%. O sobrepeso e a obesidade aumentam os riscos para que o paciente possa desenvolver alguns tipos de doença como: hipertensão, diabetes, esteatose hepática, infarto, câncer e até mesmo apneia do sono. Então o nosso primeiro passo é cuidar da nossa saúde para não precisarmos cuidar de uma doença.
Diante disso, precisamos começar a aplicar boas práticas alimentares para combater esse excesso de peso. A facilidade que recebemos os alimentos hoje é incrível e isso não nos traz os melhores alimentos. O estilo de vida moderno é um potencial fator que contribui para a obesidade.
O emagrecimento é muito além de uma baixa ingestão (comer pouco) e alto gasto calórico (fazer exercícios). Por trás disso tem uma série de fatores que precisamos levar em consideração. Como a compulsão alimentar, síndrome do comer noturno, ansiedade e até mesmo o medo nesse período de pandemia. Além da qualidade da alimentação, concentrar a alimentação no período da noite faz diferença. Além disso, podem haver disfunções hormonais (tireóide, menopausa, etc)
Qual a solução então? Melhorar os nossos hábitos alimentares, sem muitas restrições no primeiro momento. Primeiro comece, depois você pensa em próximos passos.
E para que você comece ainda hoje, te proponho 4 desafios:
- Beber 2 litros de água divididos ao longo do dia – Nesse período mais frio, vale auxiliar o consumo de líquidos com chás, de preferência sem açúcar;
- Acrescentar 5 cores em seu prato no almoço e jantar, exemplo: arroz, feijão, ovo, alface e tomate.
- Evitar consumir produtos que estão dentro de pacotinhos (bolachas, chips, lasanhas ou pizzas congeladas)
- Busque um prazer além da comida para aliviar o seu stress e/ou ansiedade. O que você gosta muito de fazer? Que tal incluir essa prática no pico da sua ansiedade?

Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun
