Slam Pé Vermelho oferece oficinas gratuitas de escrita criativa
Além das oficinas, o projeto terá edições do campeonato de poesia falada.
Entre os meses de fevereiro e maio, o Slam Pé Vermelho realizará quatro edições do campeonato de poesia falada e quatro oficinas de escrita criativa. Esses eventos proporcionarão formações artísticas e oportunidades para apresentações de poetas locais, graças ao apoio do Prêmio Aniceto Matti. Mensalmente, uma oficina e uma edição do Slam serão oferecidas gratuitamente ao público. As formações serão conduzidas por Érica Paiva Rosa e Ana Favorin, ambas organizadoras do Slam Pé Vermelho, professoras de literatura e escritoras.
A primeira oficina, intitulada “Literatura e Identidade”, será ministrada por Érica no dia 8 de fevereiro e as inscrições para participar já estão abertas. Esta oficina irá explorar a identidade como algo em constante transformação, moldado pelas vivências de cada pessoa. A proposta é utilizar esse processo como base para criar textos que dialoguem com o universo dos slams, trazendo histórias e perspectivas únicas para a poesia. Entre os temas abordados estão o conceito de identidade, o papel da literatura na representação identitária e as relações entre o slam e a identidade.
“Nesses seis anos de atuação do Slam Pé Vermelho, sempre buscamos formar e incentivar poetas para participarem dos slams, bem como o amadurecimento estético daqueles que já nos acompanham. Este projeto é mais uma ação nesse sentido, por isso, nas oficinas, promovemos a leitura, a escrita, a criação de textos para a apresentação no slam, além de trocas de ideias sobre a nossa própria prática enquanto poetas”, explica a coordenadora geral do projeto e ministrante da oficina, Érica Paiva Rosa.
As demais oficinas incluem “Meu lugar é no poema”, marcada para 15 de março; “Marginalizando a teoria”, no dia 12 de abril; e “Marginalizando os clássicos”, que será no dia 10 de maio, todas ministradas por Ana Favorin.
Nas semanas seguintes às oficinas, acontecerão as edições do Slam Pé Vermelho, com premiação em livros literários para os três primeiros colocados. No slam, os poetas apresentam poemas autorais de até três minutos, utilizando apenas o corpo e a voz, sem acompanhamento musical ou objetos cênicos. Os poetas recebem notas de 0 a 10, dadas por um júri popular formado por pessoas da plateia. Os vencedores de cada mês se qualificam para a grande final do ano. As inscrições para participar são feitas no próprio evento. Neste semestre, os encontros estão marcados para os dias 16 de fevereiro, 23 de março, 27 de abril e 18 de maio. Todas as informações podem ser encontradas no Instagram @slampevermelho
Serviço:
Oficina 1: Literatura e Identidade
Com Érica Paiva Rosa @ericapaivarosa
Data: 08 de fevereiro de 2025 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Vieira, 443, Zona 7, Maringá/PR)
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito
20 vagas disponíveis para o público em geral
Inscrições: CLIQUE AQUI
Slam Pé Vermelho
Data: 16 de fevereiro
Horário: 16h
Local: a confirmar (fique atento ao Instagram do projeto)
Mais informações: @slampevermelho
Ficha Técnica:
Realização: Vamos Lá! Produções
Equipe de produção:
Érica Paiva Rosa: Coordenação Geral e Ministrante de Oficina
Pedro Marques: Produção Executiva e Coordenação Financeira
Ana Favorin: Social Media e Ministrante de Oficina
Gabriel Brunini: Produção Audiovisual
2 Coelhos Comunicação e Cultura: Assessoria de Imprensa
Produzido com verba de incentivo à cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti