A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Livro ‘Geração do Esquecimento?’ mostra os desafios de compreender a atual geração de adolescentes


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 15/04/2024
  • Compartilhar:

A obra mostra como a tecnologia e o consumo afetam os jovens e moldam a forma com que eles criam conexões e desapegos, inclusive com os pais

Fotos divulgação

O livro Geração do Esquecimento? do doutor em psicologia Vinícius Romagnolli Rodrigues Gomes, está prestes a ser lançado em Maringá e nas plataformas digitais. O autor explora as complexidades da adolescência, um período de grandes mudanças individuais e sociais. Ele procura compreender como a rapidez dos processos de produção e consumo influencia a experiência dos adolescentes, principalmente nas formas de conexão e distanciamento com outras gerações, como a dos pais.

A obra nasceu da conclusão de sua tese de doutorado na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), mas dialoga com a sociedade como um todo e todos aqueles que querem entender a geração atual de adolescentes. Gomes ressalta que o livro vai além da análise isolada da adolescência. Ele procura entender como as dinâmicas sociais e econômicas afetam os jovens, influenciando não apenas suas relações pessoais, mas também suas visões de futuro.

Geração do Esquecimento? oferece uma análise aprofundada e atualizada dessa fase, considerando tanto os aspectos individuais quanto os impactos das estruturas sociais e econômicas. Segundo o autor, é importante reconhecer que os jovens enfrentam desafios únicos devido à velocidade das transformações e à sobrecarga de estímulos. Isso demanda uma abordagem atenta e sensível às suas necessidades e demandas.

Ao discutir temas como impulsividade, imediatismo e os desafios de um mundo complexo, o autor convida o leitor a refletir sobre as dinâmicas atuais da sociedade e como elas moldam a experiência adolescente. É um convite ao diálogo e à busca por soluções que possam garantir um desenvolvimento saudável e significativo para as gerações futuras.

Gomes destaca como as vivências dos pais frequentemente ficam em segundo plano, o que contribui para desafios enfrentados pela geração atual em lidar com as complexidades e exigências do mundo contemporâneo.

"O livro não se limita a identificar problemas. Ele busca oferecer perspectivas e estratégias para uma intervenção mais eficaz e consciente na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável dos jovens", ressalta o autor.

O lançamento de "Geração do Esquecimento?" está previsto para o mês de junho, em Maringá. Para obter mais informações, acompanhe o autor nas redes sociais: @viniciusrrgomes


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.