Jornal Noroeste completa 25 anos de circulação
Fundado no ano de 1995, periódico, cuja história se funde com a da região Noroeste, chega à sua edição 1191. Primeira edição impressa em formato tabloide preto e branco com oito páginas circulou em 09 de junho de 1995.
Um dos veículos de imprensa mais tradicionais da região, o Jornal Noroeste completou esta semana seu 25º aniversário de circulação ininterrupta. Fundado em maio de 1995, sua primeira edição impressa em formato tabloide preto e branco com oito páginas, circulou em 09 de junho de 1995. São seus diretores proprietários o jornalista, Osvaldo Vidual Filho, o administrador de empresas, teólogo e historiador, Alex Fernandes França, o advogado e técnico em meio ambiente, José Antônio Costa.
Inicialmente denominado Jornal Noroeste Agora, o veículo até então, mensal, buscava retratar os fatos de Nova Esperança e aproximar a população da imprensa escrita. Com entrega gratuita e de porta em porta o veículo se tornou o “queridinho” da população.
A cada nova edição era sempre muito aguardado. O tempo de periodicidade foi diminuindo, passou a ser quinzenal, após decenal, semanal e atualmente é bissemanal. Em 1998 o tabloide ganhou páginas coloridas e no ano 2000 o jornal cresceu e mudou para o formato standard.
O papel desempenhado pelo Jornal Noroeste nestes 25 anos de circulação tem sido fundamental. Faz denúncias, apoia a pluralidade de ideias, o debate sadio e jamais coaduna com pensamentos autoritários e dogmáticos. O ser humano é livre, dotado de inteligência e criticidade. Não existe imposição! A liberdade de imprensa existe para que a exposição de ideias seja livre, deixando claro sua preocupação em priorizar a amizade, o companheirismo e o compromisso da marca com seus leitores e clientes.
O Jornal Noroeste tem orgulho por ter ajudado a estampar nas páginas impressas um bem maior – a felicidade de produzir algo que forma opinião, leva conhecimento, faz denúncias e promove o debate entre as pessoas.
Função social
O JN ainda cumpre sua função social apoiando e divulgando o trabalho voluntário desenvolvido por associações, asilos, organizações não governamentais, além de apoiar atletas e equipes locais em diversas modalidades esportivas. Credibilidade, transparência e simpatia são princípios norteadores.
“O que tem possibilitado esta longa jornada até aqui são os atributos que o jornal mantém desde o princípio: levar informação clara sobre os eventos e notícias mais importantes do município, oferecer diversão, dicas práticas, reflexões úteis e serviços de utilidade pública”, afirmou o diretor José Antônio Costa.
O Noroeste é publicado todas as terças-feiras e sextas-feiras, com distribuição no comércio e órgãos públicos em 10 municípios da região noroeste do Estado do Paraná, sendo órgão oficial de Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e Santa Fé.
O Jornal Noroeste é parte da história da região, fruto do trabalho sério que tem desenvolvido ao longo dos anos, tendo o compromisso com a ética e a transparência de mostrar a população que respeita e sabe o valor que cada linha escrita no Jornal tem quando o leitor recebe, desta forma participa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para esta e para as futuras gerações.
O Jornal Noroeste utiliza o sistema multiplataforma, pois além do impresso também pode ser acompanhando através do site www.jornalnoroeste.com, Facebook, Instagram, Twitter, além do compartilhamento da versão digital em pdf em diversos grupos pelo WhatsApp. O Jubileu de prata foi construído em períodos de enormes transformações políticas e dificuldades no país, mas sem jamais deixar de circular em consonância com o crescente interesse dos leitores. “É assim que a missão tem sido cumprida, e é assim que deverá continuar. Um jornal maduro, mas ainda jovem, que encontra pela frente o desafio de se manter atualizado em sua função de ser os olhos, ouvidos e a voz dos leitores”, afirmou Alex Fernandes França.