A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


XIX Conferência Mundial das Grandes Potências Maçônicas Regulares


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 05/12/2024
  • Compartilhar:

Muitos criticam a maçonaria, por desconhecimento. Além de falar da Conferência, quero esclarecer a vocês sobre a maçonaria. Muitas histórias são contadas sobre a maçonaria, por desconhecimento sobre o assunto, ou mesmo por vontade de deixar a população confusa por causa de inverdades.

A primeira informação que quero deixar bem claro que “MAÇONARIA NÃO É RELIGIÃO”. A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa, que busca o progresso e o constante autoaperfeiçoamento dos seus membros. Ou seja, maçonaria é uma associação de homens bons que buscam serem melhores. Através do site a seguir podem estudar um pouco mais sobre a maçonaria. https://gop.org.br/maconaria. Eu ainda tenho uma frase que falo sempre: “devemos ser os melhores. Não melhores que os outros, mas sim melhores para os outros”.

Agora falando do evento que ocorreu no Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Sabe por que frisar essa informação? Sim, porque foi algo inédito para nós maçons brasileiros. Pelas contas realizadas, essa conferência, no Brasil, só poderá voltar daqui a aproximadamente100 anos. No Paraná, talvez mais de 150 anos.

Essa XIX Conferência Mundial das Grandes Potências Maçônicas Regulares, foi organizada pelas Potencias Paranaense, Grande Oriente do Paraná e Grandes Lojas do Paraná. Contou com a presença de 33 países e aproximadamente 95 delegações internacionais e nacionais. Países como a Inglaterra, Alemanha, França, EUA, Rússia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, México, África do Sul, Benin, e muitos outros que não citarei. Ainda delegações de nosso país, como do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, entre diversos outros estados, no total de 1400 maçons participando nesses dias, no Hotel Recanto das Cataratas.

Na abertura, tivemos na mesa, a presença de Grão Mestre da Grandes Lojas do Paraná, irmão Marco Antonio Correa de Sá, o Grão Mestre do Grande Oriente do Paraná, irmão Cristan Adrian Flores Maldonado, o representante das Grandes Lojas da África do Sul onde será realizada a XX Conferência Mundial, o irmão Godfrey Pace. Ao lado também representantes do Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, Sr. Francisco Lacerda Brasileiro. O Sr. Irapuan Costes Santos (Diretor de Marketing do Paraná Turismo) representando o Governador do Paraná, Sr. Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Junior), além da presença do Sr. Orlando Pessuti (Ex-governador do Estado do Paraná).

Muitas discussões ocorreram durante os 4 dias de Conferência Internacional e Nacional. Sempre pensando em uma maçonaria forte e que possa ajudar o progresso de nossos países. O tema principal das discussões foi: O maçom e a sustentabilidade social e ambiental.

Foram muitos momentos de muitas discussões e encontros, sendo alguns já programados, mas outros que ninguém esperava. Durante um dos momentos de confraternização, estava a conversar com alguns irmãos, quando passou uma figura desconhecida, mas que me chamou atenção sua vestimenta. Era um terno preto, mas vestindo uma camisa com gola clerical. Como era possível? Aquela pessoa que passava ao meu lado era um padre? Sempre ouvia que a igreja católica não aceitava a maçonaria. Como poderia estar presente um padre junto a nós? Será que havia entrado errado em nossa Conferência? Passei então a seguir em sua direção, foi quando encontrei e perguntei a ele, mesmo em português, se era padre. Ele se apresentou como Católico Monsenhor Michael Weninger, Grão Mestre da Grande Loja da Áustria. Esse cargo de Grão Mestre é o maior cargo de uma Grande Loja.

Conversei um pouco com o Monsenhor Michael, sendo que, e fiquei surpreso com sua fala que havia conversado com o Papa Francisco sobre a maçonaria. Minha alegria era por ele falar com um pouco de sotaque o nosso português, visto que na Áustria, a língua oficial era o Alemão.

Além de todas as discussões que fizemos, em prol de uma maçonaria reconhecida pelo trabalho realizado, ficamos muito feliz de ter a participação de irmãos da maçonaria inglesa. Estava presente em nossa Conferência, representantes da Grande Loja da Inglaterra, que falamos que é a Grande Loja Mãe da maçonaria internacional. Isso pode ocorrer, pois a maçonaria paranaense havia sido reconhecida pela Grande Loja da Inglaterra.

Para a maçonaria brasileira, esse evento foi um importantíssimo marco e com certeza um belo aperfeiçoamento para os 1400 maçons que participaram. Foi impressionante estar em mesas com pessoas que tinham muito conhecimento sobre a maçonaria e sem ter muitos gastos, pois estava ocorrendo em nosso país. Sei que seria difícil todos os maçons do Brasil participar, mas contamos com muitos, com ânsia de conhecimento e vontade de uma maçonaria forte e reconhecida em todo o mundo.

O local escolhido foi de uma beleza impressionante para os brasileiros e com certeza os irmãos de outros países levarão a imagem das Cataratas do Iguaçu e da maior usina hidrelétrica do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu, isso tudo compondo a tríplice fronteira. Brasil, Argentina e Paraguai.

Agora voltando para casa, temos que nos unir em um momento importante de intenções de cuidar de nossa sociedade, de nosso meio ambiente e de nosso meio social, tornando o Brasil cada vez mais respeitado em todo o mundo.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.