O Livro
Hoje sabemos que a leitura pode ser realizada em diversos aparelhos eletrônicos, mas ainda continua a versão física do livro em papel. Meus caros leitores. Vocês gostam de ler livros? Ele no papel ou formato eletrônico?
Hoje falaremos um pouco dessa história. Como já falamos aqui, livros existem há séculos. É claro que no início, eram copiados a mão, como foram com os textos bíblicos. Posteriormente eram esculpidos em placas de madeira como forma para impressão, mais a frente, Johannes Gutenberg ainda no século XV, com a construção da primeira prensa tipográfica com tipos móveis mudou profundamente o mundo dos livros.
A partir desse período, ficou muito mais fácil a impressão de livros em geral e de grandes enciclopédias. Enquanto escrevo para vocês, vejo oitenta e um livros, que pertence a uma pequena biblioteca a frente de meu computador. Mas, quando vamos a biblioteca de nosso município, encontramos milhares de livros, que no passado só era possível para famílias milionárias.
Com a chegada e popularização dos computadores, tablets e celulares, esse processo de compra de livro em papel diminuiu, apesar de ter ainda muitos leitores dessa modalidade. É natural, que pessoas que moram em apartamentos, muitas vezes prefiram a compra de um aparelho chamado Kindle, que pode armazenar muitos livros e o leitor pode levá-lo para todos os lugares e através dele ler os livros de forma eletrônica.
Sim. Não são todos que gostam de ler livros na forma eletrônica. Muitos ainda gostam de pegar o livro na mão, folhear e alguns até falam do cheiro do livro quando abrem. A textura das folhas, o carregá-lo embaixo do braço. E o livro de papel, não requer a eletricidade para ser lido.
Mas, falamos que gosto não se discute. Cada um tem o seu. E ainda temos que falar da mais nova modalidade que são os livros em áudio. Sim. Tem mais esse formato, para as pessoas que não podem, não tem tempo ou ainda não gostam de ler. Elas podem ouvir uma pessoa lendo o livro e contando aquelas histórias. Imaginem um motorista de caminhão, Uber, taxi ou ainda entregadores de mercadorias na sua atividade diária que dura mais de 8 horas no volante de seu veículo, podendo ouvir livros.
Independente da forma que você consome a literatura, esse processo de ler faz com que nosso cérebro esteja sempre ativo, fazendo junto com a leitura a viagem que é contada. A imaginação das cenas, dos personagens e o enredo da história. Diferente de um filme que é visual, o livro temos que construir a cenas em nossa cabeça.
O livro para chegar a nossa mão, passa por diversos processos que farei uma explanação. O primeiro passo, será o escritor imaginar a história que vai contar. Então ele escreve, um rascunho a lápis ou caneta, mas tem aqueles que já escrevem diretamente no computador. Esse texto tem que passar por correções, de preferência profissionais que estão lendo pela primeira vez aquela escrita. Isso pode ocorrer por uma ou mais vezes com pessoas diferentes. Realizada as correções, o texto passa por um processo de diagramação, onde será organizado como livro, dependendo da configuração escolhida. Definido o tamanho e formato que será o livro, tipo de letra, a capa, as orelhas, colorido ou preto e branco. Tudo isso definido e estando pronto, retorna para o escritor aprovar. Assim, tudo correto, o livro pode ser adicionado em alguma plataforma de impressão sob demanda, ou simplesmente ser impresso em alguma gráfica, para posterior venda.
Quem não conhece esse processo, não sabe o trabalho dá para um livro chegar até sua casa.
Vamos nessas semanas conversando um pouco mais sobre esse mercado literário.
Peço que se tenham gostado desse artigo, compartilhem em suas redes sociais. Caso tenham alguma crítica, falem comigo ou através do Jornal Noroeste.