Você sabia que existe a violência institucional contra a mulher durante o processo de divórcio litigioso?
Pois bem, violência institucional é aquela violência que é cometida contra mulheres durante o processo de divórcio litigioso, é aquele que acontece quando o poder judiciário age de forma omissa, negligente e com imperícia no momento em que o agressor usa o processo para proferir palavras ou expressões machista em face da sua ex-companheira e o judiciário não faz absolutamente nada em relação a isso.
Considerando tal violência, o agressor muitas vezes não aceita o fim do relacionamento e acaba usando expressões no processo totalmente machista, como por exemplo:” Ela é louca, e não vai conseguir seguir a vida porque depende de mim financeiramente”.
Pois bem, quando o judiciário se omite a esse tipo de expressões, ele consequentemente acaba apoiando a tática do agressor, de falar mentiras e proferir ofensas machistas em desfavor da mulher, da qual sofre humilhações e sua moral é desvalorizada, podendo assim, causar diversos danos e desencadear diversas doenças psicológicas.
Se não bastasse, além da mulher sofrer todos esses danos através desta violência, ainda sofre com a lentidão processual, o risco de perder injustamente a guarda do seu filho e muitas outras consequências em razão de uma informação infundada e totalmente machista.
Portanto, fique atenta durante o processo, para evitar que você não seja vítima dessa violência indesejada, que infelizmente acontece no judiciário. E caso você tenha percebido essa violência no processo, comunique o profissional de sua confiança, a fim de que ele possa agir em sua defesa e fazer valer os seus direitos.